Conhecido por ser um suposto prenúncio de catástrofes, o peixe-remo foi encontrado morto na costa da Califórnia dois dias antes de um terremoto atingir a região. O espécime, com 3,6 metros de comprimento, foi avistado por esportistas em La Jolla Cove, em San Diego, alimentando superstições.
O peixe-remo, também chamado de "peixe do juízo final," habita as profundezas do oceano e raramente é visto. Sua fama vem de antigas tradições japonesas, que acreditam que esses peixes emergem à superfície antes de grandes desastres naturais, como terremotos e tsunamis. Essa crença ganhou força após o terremoto e tsunami de Fukushima em 2011, quando vários desses peixes foram avistados na costa do Japão antes do desastre.
Mesmo diante da superstição, a equipe que encontrou o peixe-remo não hesitou em registrar o momento com fotos antes de comunicar a descoberta ao Scripps Institution of Oceanography da UC San Diego. Especialistas estão realizando uma necropsia para entender o que levou o peixe, geralmente encontrado em águas profundas, a aparecer em águas rasas e morrer.
A aparição do peixe-remo é particularmente notável devido à sua raridade. Apenas 20 avistamentos foram registrados na Califórnia desde 1901. Com seu corpo longo e prateado, que pode chegar a 9 metros, e espinhos vermelhos ameaçadores, esse misterioso animal marítimo continua a fascinar e amedrontar aqueles que o encontram.