Atleta indiana é desclassificada de final por estar 100 gramas acima do peso

Após desclassificação em Olimpíadas, indiana anunciou que estará se aposentando do esporte

Nas Olimpíadas de Paris, uma atleta indiana de luta livre foi desclassificada da final do esporte, na categoria até 50 kg, após sua pesagem indicar que a mesma estava 100 gramas acima do peso. 

Vinesh Phogat vinha ganhando atenção do público após vencer a japonesa Yui Susaki, tetracampeã mundial e se classificar para a final, onde enfrentaria a norte-americana Sarah Hildebrandt.

Entretanto, ao realizar a pesagem para a luta, a grande surpresa veio ao ser relatado que Vinesh estava acima do peso ideal. No wrestling, atletas que não estão no peso indicado, são eliminados diretamente.

Em entrevista à India Today, o nutricionista da atleta revelou que a mesma realizou inúmeras ações para manter o peso, dentre não dormir, não comer e realizar atividades físicas: “Cortamos o cabelo dela, encurtamos as roupas”, disse Dinshaw Pardiwala.

Com isso, a vaga para a grande final ficou com a cubana Yusneylys Guzman Lopez, que havia sido derrotada por Vinesh. Na grande final, a medalha de ouro ficou com a norte-americana. Na última semana, um atleta australiano foi preso após tentar comprar ilícitos. 

Recomendados para você


Vinesh anuncia fim de carreira

Esta é a terceira participação de Vinesh em Olimpíadas. Sua primeira partida ocorreu na Rio 16, onde foi eliminada durante as quartas de final e chegou a sofrer uma lesão. Em Tokyo 20, a indiana também foi eliminada na mesma fase. 

Após o caso, a atleta usou de suas redes sociais para anunciar sua aposentadoria do esporte: “A luta livre venceu e eu perdi. Meus sonhos estão destruídos. Não tenho mais forças”.

Vinesh revelou que estava focando na luta livre desde 2001 e pediu desculpa a quem lhe apoiava: “Adeus luta livre 2001-2024. Sempre estarei em dívida com todos vocês. Sinto muito”.

Comunidade

Leia mais