Nas Olimpíadas de Paris, uma atleta indiana de luta livre foi desclassificada da final do esporte, na categoria até 50 kg, após sua pesagem indicar que a mesma estava 100 gramas acima do peso.
Vinesh Phogat vinha ganhando atenção do público após vencer a japonesa Yui Susaki, tetracampeã mundial e se classificar para a final, onde enfrentaria a norte-americana Sarah Hildebrandt.
Entretanto, ao realizar a pesagem para a luta, a grande surpresa veio ao ser relatado que Vinesh estava acima do peso ideal. No wrestling, atletas que não estão no peso indicado, são eliminados diretamente.
Em entrevista à India Today, o nutricionista da atleta revelou que a mesma realizou inúmeras ações para manter o peso, dentre não dormir, não comer e realizar atividades físicas: “Cortamos o cabelo dela, encurtamos as roupas”, disse Dinshaw Pardiwala.
Com isso, a vaga para a grande final ficou com a cubana Yusneylys Guzman Lopez, que havia sido derrotada por Vinesh. Na grande final, a medalha de ouro ficou com a norte-americana. Na última semana, um atleta australiano foi preso após tentar comprar ilícitos.
Recomendados para você
Vinesh anuncia fim de carreira
Esta é a terceira participação de Vinesh em Olimpíadas. Sua primeira partida ocorreu na Rio 16, onde foi eliminada durante as quartas de final e chegou a sofrer uma lesão. Em Tokyo 20, a indiana também foi eliminada na mesma fase.
Após o caso, a atleta usou de suas redes sociais para anunciar sua aposentadoria do esporte: “A luta livre venceu e eu perdi. Meus sonhos estão destruídos. Não tenho mais forças”.
Vinesh revelou que estava focando na luta livre desde 2001 e pediu desculpa a quem lhe apoiava: “Adeus luta livre 2001-2024. Sempre estarei em dívida com todos vocês. Sinto muito”.