Nesta última terça-feira (06/08), a atleta argelina Imane Khelif, se classificou para a final do boxe feminino, na categoria até 66kg, durante as Olimpíadas de Paris de 2024.
Recentemente, a argelina esteve envolvida em uma polêmica quanto ao seu gênero e se tornou alvo de críticas nas redes sociais. Ainda assim, a atleta se manteve firme nas disputas.
Imane disputou as semifinais contra a tailandesa Janjaem Suwannapheng. Agora, ela irá enfrentar a chinesa Liu Yang. A disputa garante, ao menos, uma medalha de prata, caso perca o confronto.
Antes da luta que definiu a final da categoria, argelinos nas ruas de Roland Garros sairam em apoio a representante, levantando cartazes e realizando cantos em sua homenagem.
Recomendados para você
Trajetória até a final
Em seu primeiro confronto, Imane venceu a italiana Angela Carini, em apenas 46 segundos de confronto, onde sua rival desistiu da luta após alegar dor intensa no nariz.
A luta final contra a chinesa está marcada para a próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, às 17h50 (horário de Brasília). Se vencer, a atleta conquistará o segundo ouro da Argélia nestas Olimpíadas.
Com pelo menos a prata garantida, esta será a segunda medalha para o país, que conquistou, também, o ouro na ginástica artística, com a atleta Kaylia Nemour, vencedora nas barras assimétricas.