Na manhã desta sexta-feira (02/08), a judoca Beatriz Souza participou de um momento histórico nos Jogos Olímpicos de 2024, que estão ocorrendo em Paris, ao conquistar o primeiro ouro olímpico do Brasil nesta temporada.
A brasileira conquistou o pódio mais alto na categoria acima de 78kg. Beatriz garantiu sua medalha após vencer a israelense Raz Hershko, em uma disputa onde dominou a luta.
A vitória veio com um waza-ar, aplicado logo nos primeiros minutos de combate. Esta é a terceira medalha brasileira no esporte durante a competição, sendo a primeira de ouro.
Esta também é a primeira medalha de ouro que o Brasil garante em Paris 2024. O momento estava sendo aguardado por milhares de fãs de esporte após o Brasil conquistar a prata, com Willian Lima e o bronze, com Larissa Pimenta. Na ginástica, Rebeca Andrade chegou perto do pódio mais alto ao ganhar a prata.
Recomendados para você
Em entrevista após sua vitória, a judoca se emocionou ao realizar uma chamada de vídeo com sua família e agradeceu a mãe pelo apoio. Bia dedicou sua vitória histórica para sua avó.
Em sua estreia, Bia venceu a atleta Izayana Marenco, do Nicarágua, ao realizar um ippon relâmpago, com apenas 40 segundos de combate. Em seguida, nas quartas de final, ultrapassou a sul-coreana Kim Ha-yun.
Nas semifinais, a medalhista conquistou uma vitória surpreendente contra a francesa Romane Dicko, considerada a n°1 do ranking mundial e se tornando, assim, grande favorita ao título.