Microsoft e Google consomem mais energia do que 100 países, diz pesquisa

Empresas ultrapassam consumo elétrico de países como Islândia, Gana e Tunísia

Uma análise publicada pelo repórter Michael Thomas, em seu perfil no X (antigo Twitter), revelou que a Microsoft e o Google consomem mais energia elétrica do que 100 países ao redor do mundo. 

De acordo com o estudo dos jornalistas, as empresas apresentariam um gasto maior do que locais como a Islândia, Gana e Tunísia. Individualmente, cada empresa teria consumido 24 TWh de energia — 24 bilhões de kWh.

Isso representa um valor equivalente à energia elétrica utilizada no Azerbaijão, por exemplo, um país com cerca de 10,14 milhões de habitantes. Ainda em título de comparação, esses valores são quase iguais aos da Líbia, que consome 25 TWh.

No levantamento publicado por Thomas, é possível observar que parte deste grande consumo da Microsoft e do Google estaria na alta demanda para manter seus data centers funcionando. 

Além disso, a grande quantidade de escritórios e setores que estas empresas possuem espalhados pelo mundo, também seriam um agravante no consumo exacerbado. 

Imagem copia_154492085Google
Consumo alto estaria na alta demanda para manter seus data centers funcionando. Imagem: Canva.

Recomendados para você


Um fato interessante é que, nem sempre, o consumo alto de energia serve como único parâmetro para medir o impacto ambiental, uma vez que existem fontes de energias “mais limpas” e que não agridam tanto o meio ambiente. 

No caso do Google, um relatório da empresa publicado em 2024 revelou que as emissões de carbono aumentaram quase 50%, em comparação a 2019. Grande parte da demanda elétrica estaria justamente em seus data centers.

Já no caso da Microsoft, a empresa também registrou um aumento de emissão de carbono, sendo 30% a mais desde 2020. Assim como o Google, a construção de novos data centers é o principal motivo para o consumo. 

Comunidade

Leia mais