Quais são os sobrenomes mais comuns do Brasil?

Sobrenomes brasileiros possui, em grande maioria, origem portuguesa e do latim

No dia de seu nascimento, além de receber seu nome próprio, existe outra identidade que é marcada como um diferencial de um ser humano para outro: seu sobrenome.

Além de ser um registro e uma forma de mostrar pertencimento a uma família, o sobrenome também carrega o peso da ancestralidade e de sua nacionalidade, como uma prova de pertencimento ao seu país. 

Graças a sua miscigenação, o Brasil conta com inúmeros sobrenomes, provindos das mais diversas partes do mundo. Alguns, entretanto, se tornaram bastante comuns e são fáceis de serem encontrados. Confira, a seguir, quais são os sobrenomes mais comuns do país. 

1 - Silva

De origem do latim e de Portugal, o sobrenome Silva é datado como o mais popular do Brasil. De acordo com dados da Forebears, 1 em cada 93 cidadãos brasileiros é registrado com ele, conquistando uma frequência de mais de 5 milhões. Ele pode significar “floresta”, “selva” ou “bosque” e era dado ao público que vivia próximo a Torre de Honra de Silva, em Portugal. 

2 - Santos

Do latim “sanctorum” e com o significado para “todos os santos”. Esse sobrenome aparece com uma frequência de mais de 3.9 milhões. Sendo um dos sobrenomes portugueses mais antigos, era dado às pessoas que nasciam no dia 1 de novembro, dia de “todos os santos”.

3 - Oliveira

De origem portuguesa, seu significado é “árvore que produz a oliva” ou “cultivadores de oliveira”. Seu sobrenome pode ter duas origens, a primeira afirma que ele foi escolhido por cidadãos que moravam próximos às árvores de oliva. Já outro, afirma que judeus adotaram o mesmo, como uma forma de não serem perseguidos. 

4 - Souza

Em quarto lugar, o sobrenome Souza pode significar “seixo”, “pedra”, “pombo bravo” ou “aquele que pertence ao rio Souza”. Uma curiosidade é que, assim como outros sobrenomes, este também tem origem portuguesa, entretanto, no país europeu, é escrito com s: Sousa. 

5 - Rodrigues

De origem portuguesa e espanhola, o sobrenome Rodrigues era dado ao filho de algum importante patriarca que se chamava Rodrigo, isso porque o sufixo “es” era associado à descendência. 

6 - Ferreira

Apesar de aparecer em sexto lugar no Brasil, este é o terceiro sobrenome mais comum em Portugal e significa “que vem da terra rica em ferro” ou “ferreiro”. Assim como alguns anteriores, este sobrenome foi criado para cidadãos que moravam em uma mesma região. 

Comunidade

Leia mais