O governo federal mandou a empresa Meta, proprietária do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, suspender o uso de dados de usuários das plataformas para treinar seus sistemas de inteligência artificial.
Os novos termos de uso, atualizados em 16 de junho, agora permitem que a empresa utilize dados de publicações públicas dos usuários, como fotos e textos, para treinar sistemas de inteligência artificial (IA) generativa.
Por que isso é importante?
Porque o conteúdo postado por milhões de pessoas no Instagram e no Facebook está sendo usado para treinar IA sem que a empresa ofereça contrapartidas ou forneça informações detalhadas sobre onde essa ferramenta poderá ser aplicada.
Essa prática foi questionada na Europa e no Brasil pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).
Em nota, a Meta expressou estar "desapontada" com a decisão da autoridade nacional e afirmou que a abordagem da empresa em relação à inteligência artificial está em conformidade com a legislação brasileira.
"Treinamento de IA não é algo exclusivo dos nossos serviços, e somos mais transparentes do que muitos participantes dessa indústria que têm usado conteúdos públicos para treinar seus modelos e produtos", diz o comunicado.