Globo contesta que YouTube tenha mais público do que TV aberta
Google declara que seu portal de vídeos é assistido por mais de 75 milhões na TV conectada; Globo afirma deter 64,5% do consumo de vídeo
O Google anunciou que seu portal já alcançou mais de um bilhão de visualizações em todas as telas ao redor do mundo, e o YouTube afirmou ter um público maior do que a TV aberta no Brasil. No entanto, a Globo contestou essa afirmação.
Segundo uma nota da emissora baseada em dados auditados de consumo (CPV 2023), a TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo, enquanto as plataformas de vídeo online representam apenas 25,7%. A TV aberta detém 64,5% desse consumo, com a TV Globo representando 35,4%.
A emissora destacou que: “A TV Globo, sozinha, é 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online, abertas ou pagas, e o dobro (120%) da principal plataforma de vídeo online gratuita.”
Considerando todos os dispositivos, a Globo afirma que seu consumo é mais que o dobro (166%) de todas as plataformas de vídeo online juntas, e quatro vezes maior (355%) do que a principal plataforma online gratuita.
A nota também menciona que os usuários consumiram 6 trilhões de minutos na Globo, mais de cinco vezes o consumo do segundo maior player no mercado de TV e CTV. A cada semana, 136 milhões de brasileiros assistem à Globo na TV, quase duas vezes mais do que o segundo colocado.
Em média, a Globo atinge em um único dia na TV o mesmo público que a plataforma de vídeo online mais vista leva 28 dias para alcançar.
O YouTube domina o tempo de exibição nas CTVs, com uma participação de 57%, superando serviços como Netflix, Max e Disney+. Esse dado, divulgado pelo próprio YouTube, é baseado na aferição da Kantar sobre o consumo domiciliar em TVs conectadas.
A análise exclui dispositivos como tablets, smartphones e computadores, além de outros usos de aparelhos de TV e consumos não-identificados. "Outros usos de aparelhos de TV" referem-se a canais lineares, tanto abertos quanto pagos. Assim, o valor de 57% se aplica exclusivamente às plataformas de vídeo online.