Vitória Strada passou por um grande desafio pessoal logo no início do BBB 25. A atriz compartilhou com os colegas de confinamento que estava com dificuldades para ir ao banheiro. Ela ficou quase duas semanas sem conseguir evacuar, o que pode causar complicações para a saúde. Situações como essa podem até gerar a necessidade de uma cirurgia no futuro.
Davi Viana Ramos, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, concedeu uma entrevista para a Quem e explicou os problemas que podem ser causados pela prisão de ventre: "Ficar tanto tempo sem evacuar pode causar retenção de fezes no intestino, levando a formação do que chamados de fecaloma, que é uma massa endurecida de fezes que pode obstruir o reto".
Recomendados para você
"Também há risco de distensão abdominal, dor intensa, náuseas e até complicações mais graves, podendo até necessitar de cirurgia", prosseguiu. O especialista também informou que esse tipo de situação pode resultar em: "dor abdominal, surgimento de hemorroidas, fissura anal".
A também gastroenterologista Yasminni Soares afirmou que o normal é evacuar até três vezes no mesmo dia ou até uma vez a cada 3 dias, mas faz um alerta: "É sempre importante lembrar que a evacuação normal não está apenas no intervalo da evacuação mas também na consistência das fezes. Fezes ressecadas e de bolinha, não são ideais, mesmo que com uma frequência ideal".
Davi explicou que medidas podem ser adotadas por pessoas que estiverem com esse tipo de problema: "Aumentar a ingestão de água e alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais, praticar atividade física, evitar o excesso de laxantes sem prescrição e tentar manter horários regulares para ir ao banheiro, respeitando o reflexo natural do intestino".
Mudança de rotina pode ter atrapalhado Vitória Strada
O especialista destacou que esse problema de Vitória Strada pode estar diretamente ligado com a mudança de ambiente e rotina: "Muitas pessoas notam que, ao viajar ou mudar de rotina, acabam tendo dificuldade para evacuar. Isso ocorre porque o intestino tem um ritmo próprio e pode ser sensível a mudanças na alimentação, nos horários das refeições, na hidratação e até na adaptação ao novo ambiente".
Yasminni também falou sobre essa mudança na rotina da atriz: "A mudança de ambiente, o estresse, privação do sono, mudança da alimentação ou da rotina podem causar constipação. Precisamos de três itens básicos: atividade física, ingestão hídrica adequada e um bom consumo de fibra".