A Fazenda 16 foi palco de uma importante discussão sobre preconceito na última segunda-feira (23), quando a produção do reality show emitiu um comunicado aos participantes. O alerta ocorreu após uma série de falas problemáticas atribuídas à participante Flor Fernandez durante uma discussão no domingo (22). A mensagem foi lida pela Fazendeira da semana, Júlia Simoura, em frente ao telão da sala da sede, e abordou a necessidade de respeito e inclusão dentro e fora do confinamento.
No comunicado, a produção destacou que preconceitos de qualquer natureza são inaceitáveis nos dias de hoje. "É dever de todos cuidarmos de nossas palavras e atitudes", frisou a mensagem. O texto enfatizou que palavras preconceituosas podem ferir, independentemente da intenção, e destacou a importância de se evitar tais comportamentos no convívio social.
A produção também fez um apelo aos confinados, pedindo que se esforcem para manter um ambiente de respeito e inclusão dentro do programa. Enquanto Júlia Simoura lia o texto, Flor Fernandez, uma das participantes centrais na polêmica, escutava atentamente e, ao final, chegou a aplaudir a mensagem junto aos outros participantes.
Recomendados para você
Nas redes sociais, o posicionamento da Record foi amplamente comentado. Diversos internautas se manifestaram sobre o episódio. "Que sirva para todos ali dentro e aqui fora também", disse um usuário. Outro comentário foi mais direto sobre as atitudes de Flor: "Flor estava errada e acabou. Não adianta vocês passarem pano", escreveu um internauta, fazendo referência às acusações de gordofobia, racismo e intolerância religiosa que circularam nas redes.
A assessoria de Flor Fernandez também se pronunciou na tarde de segunda-feira, após a chamada de atenção da produção. Em nota, a equipe jurídica da artista classificou as acusações como "falsas" e afirmou que medidas judiciais serão tomadas em resposta ao ocorrido. "Estamos analisando os fatos ocorridos durante a exibição do programa envolvendo a artista. Informamos que todas as medidas judiciais cabíveis serão tomadas diante das falsas acusações em seu desfavor", declarou a assessoria.
Além disso, o comunicado reiterou que Flor Fernandez, em seus mais de 40 anos de carreira, jamais ofendeu ou cometeu qualquer crime em suas aparições públicas. A equipe reforçou que a artista repudia qualquer comportamento desrespeitoso e mantém uma conduta exemplar em sua trajetória na televisão.