Normalmente, as mulheres começam a viver o período da menopausa a partir dos 45 anos. No entanto, Naiara Azevedo - que tem 35 anos de idade - surpreendeu o público ao revelar que começou a passar por essa fase quando ainda tinha apenas 28 anos.
Nas redes sociais, a cantora revelou como foi a questão do diagnóstico e falou sobre as mudanças que sentiu no corpo: "Parecia que estava tudo descompensado e acontecendo ao mesmo tempo", comentou, ela que desabafou sobre a impossibilidade de ter filhos de forma natural: "Uma coisa que me incomodou foi o fato de não poder ter filhos de forma natural", afirmou.
Recomendados para você
Naiara ainda pode engravidar?
Em entrevista para o portal Contigo, o médico Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, afirmou que falou sobre como é possível que uma mulher engravide mesmo tendo o processo de menopausa: "A mulher pode engravidar por meio da Fertilização In Vitro (FIV), utilizando óvulos previamente congelados ou doados. O vínculo materno não está no óvulo, mas sim no amor e no cuidado", explicou o especialista, dizendo que existem dois procedimentos para a gravidez: óvulos congelados e ovorecepção.
Os acontecimentos de ontem surpreenderam muita gente! 😱 Se você quer saber o que está por trás das manchetes, aperte o play e descubra agora!
Gestação na menopausa
O médico explica que para engravidar após a menopausa, o útero precisa ser preparado com estímulos hormonais, já que a falta de ciclos menstruais pode atrofiar o endométrio: “Com acompanhamento adequado, é possível garantir que o útero esteja pronto para a implantação do embrião”, afirma.
A gestação precisa de um acompanhamento rigoroso, já que as chances de hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro são maiores. Para reduzir os riscos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que a FIV seja realizada até os 50 anos. No entanto, mulheres mais velhas ainda podem se submeter às tentativas, desde que recebam suporte médico adequado.
“Isso não quer dizer, porém, que o procedimento não possa ser realizado em mulheres mais velhas. No entanto, exige um acompanhamento mais próximo. Com os devidos cuidados, é perfeitamente possível que a gravidez se desenvolva sem complicações e de maneira segura para a mãe e para o bebê. Mas, claro, cada caso deve ser avaliado individualmente”, ressaltou Dr. Rodrigo.
O que causa a menopausa?
A menopausa é provocada pela diminuição da produção de hormônios femininos, estrogênio e progesterona. Trata-se de um processo natural que acontece de acordo com o envelhecimento da mulher e não é reversível, mas existem tratamentos para reduzir os incômodos.