Fátima Bernardes foi a entrevistada do podcast Prosperidade 360°. A apresentadora e ex-âncora do Jornal Nacional, revelou como foi descobrir que tinha câncer no endométrio. Segundo ela, o diagnóstico inicial foi realizado em 2020 a partir de um ultrassom de rotina, pedido pela médica durante uma consulta em que ela acompanhava a filha.
A ginecologista percebeu espessamento do endométrio, que é uma camada que reveste o útero, e sugeriu um ajuste na reposição hormonal, além de mais exames
Recomendados para você
Fátima precisou ser submetida a uma histeroscopia, procedimento em que a famosa teve desmaio, calafrio e taquicardia, antes de ser avisada da necessidade de uma biópsia para confirmar a suspeita.
Muita coisa aconteceu e só quem acompanha nossos vídeos tem acesso aos detalhes que ninguém mais mostra. Dê o play e veja tudo em primeira mão!
Fátima lembra episódio delicado e faz desabafo
“Eu não podia nunca imaginar. Eu não estava investigando nada. Eu estava fazendo os exames de rotina”, disse Fátima Bernardes.
Após todo o procedimento, o laudo confirmou o câncer no endométrio. Uma cirurgia foi feita dias depois após o diagnóstico, procedimento considerado delicado de baixa complexidade para retirada do tumor.
A Importância em manter exames de rotina
Com o diagnóstico cedo, Fátima Bernardes hoje em dia está curada da lesão. O desabafo da artista impõe a importância de exames ginecológicos rotineiros mesmo sem apresentar sintomas.
Especialistas da área recomendam ultrassom transvaginal ano após ano para mulheres com mais de 50 anos ou em uso de terapia hormonal, uma vez que o tumor é encontrado em estágio crescente por meio de alterações em exames como a ultrassom.