Cadastrar

Vera Holtz fala sobre a escolha de não ser mãe: "Não existe instinto maternal"

Aos 71 anos, a atriz fez uma reflexão sobre a pressão da sociedade para que as mulheres sejam mães e afirmou não acreditar nos rótulos que são impostos

A maternidade ainda divide muitas opiniões entre as mulheres. Há quem sonhe em ser mãe, mas há quem nem cogite essa possibilidade, e, por conta disso, enfrenta a pressão da sociedade para ter um filho. Sincera, a atriz Vera Holtz, que hoje tem 71 anos, revelou que nunca pensou em ser mãe e que não se arrepende de sua escolha.

“Sempre, desde pequena, eu não queria. Eu não tenho o sim [da maternidade]. Não faz parte da minha vida. Desde pequena, eu falava: ‘Não existe instinto maternal. Isso é uma invenção social’”, disse ela em entrevista ao programa Sem Censura.

Recomendados para você


A atriz ainda fez uma reflexão sobre a pressão social para ser mãe: "E vocês esquecem de quem não tem útero, de quem não pode ter filho. Por que inventaram isso para a mulher? Por que rotular essa questão? Todo mundo quer colocar a gente numa caixinha, rotular, virar um produto. Eu nunca realmente acreditei nisso", afirmou Vera.

Muita coisa aconteceu e só quem acompanha nossos vídeos tem acesso aos detalhes que ninguém mais mostra. Dê o play e veja tudo em primeira mão!

Imagem vera-maternidade
Vera Holtz - Foto: Instagram/Vera

Paolla Oliveira enfrenta pressão para ser mãe

Prestes a estrear na novela Vale Tudo, na Globo, Paolla Oliveira já falou diversas vezes sobre suas questões com a maternidade e contou que, apesar de ter congelado os óvulos em 2018, aos 35 anos, não pensa nessa possibilidade no momento.

"Posso mudar de ideia, tenho o privilégio de ter congelado óvulos, e desejo que outras mulheres também possam fazer o mesmo. Já senti vergonha do que eu pensava, da opinião que eu tinha, ou da minha indecisão. Hoje tenho mais consciência de que posso escolher; essa é uma decisão nossa. Decidi, neste momento, que estou muito bem e que não quero ter filhos. É libertador o poder da escolha”, disse ela em entrevista ao UOL, em 2024.

Imagem paolla-maternidade
Paolla Oliveira - Foto: Instagram Paolla

Neste mês de março, a artista, que vive um relacionamento com Diogo Nogueira, voltou a falar sobre o assunto e contou que não é cobrada apenas para ser mãe, mas também para ter o “corpo perfeito”, e vem lutando contra esses padrões que querem impor para ela. “Me cobram a maternidade tanto quanto me cobram uma perna sem celulite. ‘Quando você vai ser mãe? Já não está passando da hora?’", relatou ela à Marie Claire.

“Em mim, essa conversa também não se encerra. Todo dia eu penso nisso. Porque toda hora sou perguntada: ‘Tem certeza de que não quer? Pensa bem, quem vai cuidar de você quando ficar mais velha?’.” O jeito que encontrou de conviver com essa ideia, embebida em incertezas — principalmente as dela — foi sossegar o coração. “Se a maternidade for para mim, será”, concluiu.

Veja a fala de Vera sobre a maternidade: 

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais