Preta Gil está tendo que ligar com uma nova fase na vida: a utilização de uma bolsa de colostomia definitiva. Ela já usou esse equipamento antes, mas apenas de forma temporária. O uso desse objeto é importante já que a cantora enfrenta graves consequências causadas pelo câncer colorretal.
Em uma entrevista concedida para o portal LeoDias, Jorge Abissamra Filho - chefe da oncologia clínica do Hospital Santa Clara - falou sobre o quadro da cantora e contou detalhes sobre a bolsa de colostomia.
Recomendados para você
"A colostomia é uma nova via para evacuação que não o reto, ela não se rompe, pois é construída cirurgicamente uma outra via de evacuação. É um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura no intestino grosso, para que as fezes possam sair para fora do corpo, através de um orifício no abdômen. Ela dura o tempo que for necessário ao paciente, podendo durar meses ou a vida toda", começou.
O especialista explicou também porque a cantora teve necessidade de usar o equipamento, de forma definitiva: "Preta Gil provavelmente passou por uma remoção total do reto, ou seja, foi completamente retirado durante a cirurgia. Nesse caso, não é possível reconectar o intestino ao reto, já que ele não existe mais. Portanto, a paciente precisará viver com a bolsa de colostomia de forma definitiva".
Jorge também explicou como funciona a bolsa de colostomia: "A alça intestinal fica com uma borda exteriorizada para um orifício abdominal. Para evitar que as fezes saiam e sujem a barriga do paciente, é acoplada uma pequena bolsa, que tem adesivos que grudam na pele. Quando o intestino funciona e as fezes saem, elas ficam retidas nessa bolsa plástica. O paciente então retira a bolsa para higiene e coloca uma nova, de maneira descartável".
Cuidados com a bolsa de colostomia
O especialista contou também que não há grandes ressalvas sobre o uso do equipamento, mas que é necessário ter atenção com a questão da limpeza do equipamento: "Não há complicação alguma, a colostomia, seja definitiva ou provisória, é exatamente igual. O único cuidado necessário é a higiene local após a evacuação pelo orifício da colostomia".
Por fim, Jorge afirmou que Preta Gil, assim como outras pessoas que utilizam a bolsa colostomia, podem viver uma vida normal: "O paciente com colostomia não tem limitações, pode ter uma vida normal, ir à praia, viajar, ir à piscina. Tem uma vida normal", garantiu.