A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que produz ano após ano o Oscar, decidiu parar de seguir a atriz Sofía Gascón, que estrilou Emília Perez. A decisão tomada aconteceu nesta sexta-feira (31), pode ser reflexo após a web resgatar falas da atriz contra o Islã, sul-coreanos, Selena Gomez e até a própria Academia.
Antes da “punição”, o perfil seguia todos os indicados a estatueta deste ano, incluindo a brasileira Fernanda Torres, que briga pelo primeiro troféu de sua carreira pela atuação em Ainda Estou aqui.
Recomendados para você
Gascón continua seguindo o perfil oficial do Júri, que no momento, ainda pode dar a vitória de Emília Perez em 13 categorias, incluindo o Melhor Filme.
Quando começou a polêmica?
Gascón se virou contra a parede após críticas a pessoas próximas da brasileira Fernanda Torres por supostamente falarem mal dela e do seu filme.
A acusação não obteve provas e revoltou a web que começou a buscar posts problemáticos feitos no X pela famosa. O perfil foi desativou após uma coleção de críticas.
Sobraram críticas ao Oscar
A Academia também foi vítima de ataques da atriz com comentários ácidos. Na edição de 2021, a sul-coreana Youn Yuh-jung ganhou o troféu como Melhor Atriz Coadjuvante.
Daniel Kaluuya levou como Melhor Ator Coadjuvante por Judas e O Messias Negro. Karla chamou a edição daquele ano como festival afro-coreano.