Duda Reis, de 23 anos, utilizou o TikTok nesta quarta-feira (29) para compartilhar sua experiência com a amamentação. A atriz revelou que não gostou de amamentar sua filha e que se sente "em paz" após desabafar. Ela e o marido, Du Nunes, deram as boas-vindas à pequena Aurora no dia 2 de janeiro.
Relato de Duda
"As pessoas dizem que a pior parte da maternidade são as mães que julgam outras mães, e isso é verdade. É surreal! Dá até medo de falar, mas acho que muita gente vai se identificar comigo. Eu não gostei de amamentar. Para mim, não foi uma experiência boa, foi super dolorosa e até traumática. No entanto, consigo lidar bem com isso, graças à minha rede de apoio. Sou muito dedicada à terapia, ao autoconhecimento e aos cuidados pessoais", começou ela.
Recomendados para você
Duda relatou que Aurora é o tipo de bebê que, sem aviso, morde o bico do peito durante a amamentação. "Ela morde sem qualquer explicação. Nas primeiras semanas, meu peito sangrava. Ela mordia, sangrava e doía muito. Depois passava para o próximo peito, tudo bem, tudo certo, e de repente... de novo! E sangrava," contou ela.
Para tratar o mamilo, Duda utilizava laser e pomada, mas ainda assim, a amamentação continuava dolorosa. "Foi uma experiência muito ruim para mim, e tenho certeza de que para ela também. As pessoas dizem que 'seu filho só vai se conectar com você se mamar no peito'. Ouvi muito isso e fiquei desesperada, me forçando a continuar, embora não tivesse nada a ver", analisou.
A atriz afirmou que se sentia culpada por não conseguir amamentar a filha. "Eu carregava essa culpa, mas consegui ressignificar. O que importa hoje é que minha filha está bem alimentada," garantiu.
Alimentação de Aurora
Por outro lado, Duda encontrou outra maneira de fornecer leite materno para Aurora, complementando com fórmula. "Eu tenho muito leite. Ordenho a maior parte do dia. À noite, Aurora toma fórmula, porque é mais pesada e ela dorme melhor. Vai chegar uma hora em que o leite vai diminuir, e a tendência é seguir para a fórmula," explicou.
Duda reforçou sua opinião sobre a obrigatoriedade da amamentação. "Você se sente constrangida porque ouve de muitas mães que 'você tem que se forçar', e eu discordo totalmente. Todos os tetês da Aurora, mesmo que sejam na mamadeira, eu quem dou. É muito mais gostoso hoje para mim, e precisamos encontrar o que funciona para todos. Minha filha fica no meu colo, olhando nos meus olhos. Sempre coloco uma música, e sinto que ela está muito mais tranquila agora," afirmou.