Mamma Bruschetta, atriz e apresentadora de 75 anos, foi internada nesta segunda-feira (30) no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, após sofrer um engasgo.
Segundo informações de seu assessor de comunicação, Thiago Nielsen, a artista está sendo submetida a uma série de exames para avaliar o ocorrido e descartar complicações mais graves. "Ela teve um engasgo, broncoaspirou, e está fazendo exames, como tomografia e endoscopia. A previsão é de que tenha alta já amanhã", explicou Thiago para a Quem.
Recomendados para você
Mamma enfrenta episódios frequentes de engasgos desde 2019, quando passou por uma cirurgia para tratar um câncer no esôfago. Essa condição pode levar a casos de pneumonia por aspiração, causada pela inalação de secreções ou alimentos para os pulmões. "A nossa maior preocupação é evitar que isso se agrave e cause infecções mais sérias", destacou o assessor.
A descoberta do câncer ocorreu durante os preparativos para uma cirurgia bariátrica, também em 2019. Nos exames pré-operatórios, um pequeno tumor de 15 mm foi identificado na junção do esôfago com o estômago.
O diagnóstico precoce permitiu o tratamento com radioterapia, quimioterapia e cirurgia, resultando na remissão da doença. Contudo, as alterações anatômicas decorrentes do procedimento deixaram Mamma propensa a refluxos e engasgos, exigindo acompanhamento constante.
Em declarações anteriores, Mamma já havia compartilhado detalhes sobre sua luta contra o câncer, ressaltando que, embora em remissão, a doença demanda monitoramento contínuo. "Câncer é uma doença grave e traiçoeira. Estou em remissão, mas a cura só pode ser confirmada após anos de acompanhamento", disse ela em 2020.
A internação mobilizou fãs e amigos da apresentadora, que enviaram mensagens de apoio e orações nas redes sociais. Apesar do susto, a equipe médica mantém uma perspectiva otimista quanto à recuperação de Mamma Bruschetta, que segue com fé e bom humor característicos em sua trajetória.