Nos últimos anos, circularam boatos nas redes sociais de que Ivete Sangalo e Claudia Leitte possuíam uma grande rivalidade. A autora do hit "Macetando" reacendeu esses rumores depois de curtir e comentar em um texto postado pelo secretário de cultura e turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que soltou uma suposta alfinetada contra a loira.
A polêmica começou durante um show de Claudia Leitte, em que ela trocou a letra da música “Caranguejo”, de “Saudando a rainha Iemanjá” para “Eu canto meu Rei Yeshua” (Jesus em hebraico), o que gerou críticas na web.
Recomendados para você
Então Pedro Tourinho postou um texto refletivo nas redes sociais e falou sobre o respeito com a cultura: “Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso”, começou.
“Escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é rac*sm#, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo”, continuou o secretário de cultura e turismo da capital baiana.
“Axé é uma palavra de origem yorubá, que tem um significado e um valor insubstituível na cultura e nos cultos de matriz africana. Deste mesmo lugar, e com essa mesma importância, vêm também os toques de percussão que sustentam, dão identidade e ritmo à chamada Axé Music”, prosseguiu.
Repercussão na web
Ivete Sangalo comentou na postagem do secretário e escreveu: “Sim”, com vários emojis de palmas, como forma de apoio às palavras do secretário. Cabe destacar que o texto dele foi apontado como uma suposta indireta para Claudia Leitte. A reação de Ivete movimentou as redes sociais: "Todo mundo sabe que o sonho da claudia leite é ser a Ivete", comentou um internauta. "Ivete curtindo a postagem é uma provocação kkk", disse outro.
Claudia Leitte nega rivalidade com Ivete
Recentemente, a loira negou que tenha qualquer rivalidade com a colega de profissão: “Uma coisa tão sem sentindo. Eu e Ivete a gente se conecta de uma forma muito única. A gente não é artista que apenas se cumprimenta... A gente se entende, se olha e se entende. Tem química no relacionamento da gente. E é muito legal poder usufruir disso. Outrora, não foi. Havia muita interferência, muita gente metendo o bedelho, falando coisa. E hoje em dia eu consigo entender. Tem gente que não tem o que fazer e vive dessa energia, o que é uma perda de tempo”