Durante uma participação no programa The Noite com Danilo Gentili, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com a Síndrome de Meniére, doença autoimune que é caracterizada pelo aumento da pressão dos líquidos do labirinto, região interna da orelha. O problema causou uma perda de 30% da audição na apresentadora.
A famosa afirmou que o problema foi causado por causa de uma sobrecarga no ambiente de trabalho e questões emocionais. Ela disse que os sintomas começaram a aparecer depois que ela teve uma crise de estresse no meio profissional.
Recomendados para você
A atriz contou detalhes de como aconteceu a situação e disse que estava em meio a um período de viagens profissionais: “Eu estava no trabalho, super estressada, fazendo toda hora a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo”, começou.
“Meu ouvido começou com um zumbido sem fim durante esse pico de estresse. O ouvido ficou apitando um mês, e não fui ao médico. Quando comecei a ficar tonta e a ter labirintite, pensei: 'Tem alguma coisa errada'”, relatou a artista.
No entanto, quando Mariana Rios foi procurar por um tratamento com relação ao problema, já era tarde demais: “Fui ao médico, e ele disse: 'Você veio tarde. Deveria ter vindo nas primeiras 36 horas. Você perdeu 30% da audição, e não há como reverter'”, lamentou. A famosa contou ainda que depois de perder uma parte da audição, ela precisou fazer ajustes na rotina para ter uma tranquilidade maior no dia a dia. Ela disse que evita dormir menos de oito horas ou mais de nove horas por noite, já que os sintomas aumentam se ela não segue essa rotina.
Síndrome de Menière
A Síndrome de Ménière pode surgir com sintomas que acontecem de forma súbita. Eles podem durar de 20 minutos a 24 horas, inicialmente. Não há cura definitiva para esse problema, mas o tratamento pode controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
A causa da doença ainda não é totalmente definida. No entanto, especialistas acreditam que a doença esteja relacionada com um excesso de líquido no ouvido interno, sendo que quando há um aumento na produção de endolinfa, o líquido se acumula e aumenta a pressão na orelha.