O apresentador Ratinho, do SBT, fez um desabafo ao vivo na noite de segunda-feira (2/11), revoltado com golpistas que usam sua imagem sem autorização para vender remédios clandestinos nas redes sociais. Ele criticou a lentidão da justiça e prometeu "quebrar a cara" dos responsáveis por conta própria.
Durante o Programa do Ratinho, ele detalhou o problema: “Vou aproveitar para falar aqui no programa ao vivo. Esses bandidos usam a imagem da gente em inteligência artificial, fazem propaganda mentirosa. Eu nunca fiz propaganda de remédio na minha vida, a não ser no meu programa”, afirmou o apresentador.
Recomendados para você
Ratinho expressou sua frustração com a justiça brasileira: “Eles pegam a minha cara e fazem igual. Mexem a boca, fica igual. Eu tenho 20 advogados, mando os 20 irem atrás, eles descobrem quem é, vão na justiça e não acontece nada com as pessoas”, lamentou.
Ele prometeu tomar medidas drásticas: “De agora em diante, tô falando ao vivo aqui, eu vou usar a minha justiça. A minha justiça é diferente da dos legisladores. Eu vou na casa do cara e vou quebrar a cara dele se ele usar minha imagem. Vou usar do meu jeito, tô avisando. Quem fizer sacanagem com a minha imagem, eu vou pro pau. Tão usando a minha imagem pra enganar o povo!”, declarou Ratinho, indignado.
Esse tipo de golpe, onde bandidos usam imagens de famosos manipuladas por inteligência artificial para enganar internautas, tem se tornado comum no Brasil. Em junho, o ator Marcos Palmeira, protagonista do remake de Renascer, também foi alvo desse tipo de ação. Um perfil no Instagram usava imagens dele sem autorização em uma campanha publicitária falsa.
“Se não houver uma legislação específica para a internet, vai ficar muito difícil”, afirmou Marcos Palmeira à CNN Brasil na época. “O consumidor, e os brasileiros em geral, devem ficar muito atentos, não apenas com campanhas falsas de produtos, mas também com a enxurrada de fake news que invade as nossas vidas e, infelizmente, ainda engana muita gente”, finalizou o ator.