A boxeadora argelina Imane Khelf afirmou que está preparando uma ação judicial após dados de um suposto laudo médico em seu nome ser lançado nas redes sociais. O documento, que não possui comprovação, apontava que a atleta possui cromossomos masculinos XY.
A informação foi divulgada pelo jornal “Le Correspondant”, no fim de outubro. Em entrevista ao The Guardian, um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional se pronunciou sobre: “Entendemos que Imane Khelif acionou a justiça contra pessoas que falaram sobre sua situação durante as Olimpíadas”.
Recomendados para você
O representante afirma que o COI está ciente sobre a entrada judicial de Imane, que se tornou medalhista de ouro durante as Olimpíadas de Paris, em 2024: “E o COI sabe que ela prepara uma ação contra a recente reportagem”.
O porta-voz lamenta, ainda, as notícias falsas envolvendo o nome da argelina: “O COI não irá comentar o andamento da ação ou a reportagem que apresenta documentos não verificados e cuja origem não pode ser confirmada. O COI lamenta os abusos que ela sofre atualmente”.
Relembre o caso
Durante a competição em Paris, Imane foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais ao ter sua participação contestada. No final do evento, a boxeadora se tornou campeã olímpica no peso-meio-médio.
Em todo o processo, Khelif recebeu o apoio de argelinos. A Argélia é o país com a maior comunidade estrangeira da França, levando inúmeros compatriotas as ruas em apoio a atleta.