Médico explica sobre uma possível gestação de Naiara Azevedo em meio à menopausa precoce

Aos 35 anos, a cantora contou que foi diagnosticada com menopausa precoce aos 28 anos e desde então faz tratamento para minimizar os sintomas

Normalmente, as mulheres começam a viver o período da menopausa a partir dos 45 anos. No entanto, Naiara Azevedo - que tem 35 anos de idade - surpreendeu o público ao revelar que começou a passar por essa fase quando ainda tinha apenas 28 anos.

Nas redes sociais, a cantora revelou como foi a questão do diagnóstico e falou sobre as mudanças que sentiu no corpo: "Parecia que estava tudo descompensado e acontecendo ao mesmo tempo", comentou, ela que desabafou sobre a impossibilidade de ter filhos de forma natural: "Uma coisa que me incomodou foi o fato de não poder ter filhos de forma natural", afirmou.

Naiara ainda pode engravidar?

Em entrevista para o portal Contigo, o médico Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, afirmou que falou sobre como é possível que uma mulher engravide mesmo tendo o processo de menopausa: "A mulher pode engravidar por meio da Fertilização In Vitro (FIV), utilizando óvulos previamente congelados ou doados. O vínculo materno não está no óvulo, mas sim no amor e no cuidado", explicou o especialista, dizendo que existem dois procedimentos para a gravidez: óvulos congelados e ovorecepção.

Os acontecimentos de ontem surpreenderam muita gente! 😱 Se você quer saber o que está por trás das manchetes, aperte o play e descubra agora! 

Imagem desabafo-menopausa
Naiara conversa com os fãs - Fotos: Instagram/Naiara

Gestação na menopausa 

O médico explica que para engravidar após a menopausa, o útero precisa ser preparado com estímulos hormonais, já que a falta de ciclos menstruais pode atrofiar o endométrio: “Com acompanhamento adequado, é possível garantir que o útero esteja pronto para a implantação do embrião”, afirma.

A gestação precisa de um acompanhamento rigoroso, já que as chances de hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro são maiores. Para reduzir os riscos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que a FIV seja realizada até os 50 anos. No entanto, mulheres mais velhas ainda podem se submeter às tentativas, desde que recebam suporte médico adequado.

Naiara Azevedo nos bastidores de um de seus shows - Foto: Instagram/Naiara

“Isso não quer dizer, porém, que o procedimento não possa ser realizado em mulheres mais velhas. No entanto, exige um acompanhamento mais próximo. Com os devidos cuidados, é perfeitamente possível que a gravidez se desenvolva sem complicações e de maneira segura para a mãe e para o bebê. Mas, claro, cada caso deve ser avaliado individualmente”, ressaltou Dr. Rodrigo.

O que causa a menopausa?

A menopausa é provocada pela diminuição da produção de hormônios femininos, estrogênio e progesterona. Trata-se de um processo natural que acontece de acordo com o envelhecimento da mulher e não é reversível, mas existem tratamentos para reduzir os incômodos. 


Veja o desabafo de Naiara sobre o assunto! 

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Beto Barbosa passa por cirurgia complexa e revela: "Gritava de dor"

Em 01/04/2025 às 16h25 - Atualizado em 01/04/2025 às 16h56

Fim de uma era? Chefão da Globo revela a verdade sobre contrato com Roberto Carlos

Em 01/04/2025 às 16h41 - Atualizado em 01/04/2025 às 16h52

Taís Araújo, protagonista de Vale Tudo, revela que não vê o marido há dias

Em 01/04/2025 às 14h14 - Atualizado em 01/04/2025 às 15h56

Ratinho questiona denúncia de Juliana Oliveira contra Otávio Mesquita e web critica

Em 01/04/2025 às 10h24 - Atualizado em 01/04/2025 às 14h40