Dado Dolabella relembra prisão por pensão e critica sistema judicial
Dado Dolabella comentou sobre sua prisão em 2018 por pensão alimentícia e apontou falhas no sistema judicial brasileiro
Dado Dolabella relembrou sua prisão em 2018 por não pagamento de pensão alimentícia. O ator e cantor, que ficou dois meses detido devido a uma dívida que chegou a R$ 196 mil, afirmou que enfrentou dificuldades no processo judicial. Em entrevista à coluna 'Veja Gente', de Valmir Moratelli, ele destacou o que considera uma desigualdade na forma como a justiça trata pedidos de revisão de valores.
Dado comenta sobre o caso
Segundo Dado Dolabella, há uma diferença no tempo de tramitação entre ações movidas por homens e mulheres no sistema jurídico. "Na vez que, lá atrás, fui preso por causa da pensão... Temos um problema no Brasil que é quando o homem entra com um pedido revisional, existe uma morosidade na justiça que esse processo demora anos, que é o meu caso", afirmou.
Ele também destacou que os pedidos de execução de pagamento avançam mais rápido. "Quando a mulher entra com um pedido de execução por não estar recebendo a quantia que ela quer receber, ou que foi estipulado, a execução para prender a pessoa vai mais rápida do que a revisional dos alimentos", completou o artista.
Ator fala sobre decisão de não pagar a dívida
O ator afirmou que sua prisão foi resultado dessa situação e justificou sua decisão de não pagar a dívida. "Preferi ficar dois meses preso do que pagar um valor que não era devido. Se eu devesse aquele valor, pagaria. Agora um dinheiro que não entrou, um dinheiro que não recebi, como posso pagar uma coisa que não entrou em relação a isso?", questionou.
Durante a entrevista, Dado Dolabella também comentou sobre sua percepção a respeito da representatividade feminina no mercado e na mídia. Ele afirmou que a sociedade busca um equilíbrio de gênero, mas avalia que atualmente há um favorecimento para as mulheres em algumas áreas.
Fala gerou repercussão nas redes sociais
"Sinto que como são as mulheres que estão com o controle da televisão, com os cartões de crédito comprando, a mídia e o entretenimento foca mais na mulher. E também uma questão de equalização ainda. Durante séculos o homem foi... Essa questão do patriarcado, do homem dominar a mulher, dela não ter vida, não votar, é um absurdo. E hoje sinto que a balança coloca a mulher acima do homem antes de chegar a uma equidade", declarou.
A fala do ator gerou repercussão, especialmente entre aqueles que discutem as dificuldades do sistema jurídico em relação a pensão alimentícia. Dado Dolabella segue defendendo a necessidade de um debate sobre a revisão de leis que tratam do tema.