Alimentos ultraprocessados que devem ser evitados e como os substituir

De acordo com nutricionista, o consumo de alimentos desse tipo pode gerar doenças como câncer de intestino.

Em uma rotina corrida, é comum que uma pessoa deixe seu foco em tarefas diárias como trabalho, cuidado da família e de casa. Nesse meio tempo, o autocuidado acaba sendo deixado de lado e a saúde termina em segundo plano.

Um ponto crucial e que está envolvida nessa questão é a alimentação. Com a correria do dia a dia, muitos podem optar por realizar refeições mais práticas e rápidas, poupando tempo de preparo e ganhando tempo para outras coisas.

Entre as opções de alimentos que auxiliam nessa “agilidade”, estão os ultraprocessados. Comidas como salsichas, refrigerantes e biscoitos recheados fazem sucesso com o público, principalmente no momento do lanche da tarde ou da noite.

De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), o consumo de alimentos deste tipo aumentou cerca de 5,5% na última década no Brasil. Para Diana Lopes Drumond, nutricionista da Usisaúde, isso indica que os brasileiros estão adotando, cada vez mais, dietas calóricas e com poucos nutrientes.

Há alguns anos, especialistas vêm alertando sobre o perigo que alimentos como esses podem causar a longo prazo e público jovem aparenta ser o principal consumidor de pratos desse tipo.

Dentre as inúmeras enfermidades que uma má alimentação pode causar, uma das principais está relacionada ao câncer de intestino: “A gente sempre vai recomendar não consumir porque sabemos dos riscos associados ao consumo desses alimentos à nossa saúde”, aponta a profissional, em conversa com o portal O Tempo.

Imagem salsicha
Salsinha está entre principais alimentos não recomendados. Imagem: Canva.

Recomendados para você


Quais ultraprocessados devem ser evitados?

O ideal é que cada vez mais o consumo de alimentos desse tipo seja diminuído. Entre a lista que deve ser evitada, alguns chamam mais atenção, como o caso do iogurte e bebidas lácteas. Alimentos assim contam com uma grande quantidade de açúcar, corantes, aromatizantes e outros aditivos. Neste caso, um bom substituto seria o iogurte natural.

Bolos, biscoitos e torradas ultra processadas também devem ser evitados pelo público, assim como salgadinhos pipoca de micro-ondas e batata chips. Todos esses contam com uma longa lista de ingredientes, além de corantes e aromatizantes, conservantes.

Neste caso, o público pode optar pela pipoca feita na panela e, para matar o desejo, frutas secas e frescas, castanhas e amendoim. No caso de bebidas, os principais vilões estão nos refrigerantes, sucos em pó e sucos de caixinha.

Aqui, a melhor decisão será sempre realizar a compra de frutas frescas e produzir o próprio suco em casa, como é o caso comum da laranja. Receitas com água saborizada também vem obtendo cada vez mais sucesso.