Antes da ascensão de redes sociais como Facebook e Instagram, existiu uma que todos os brasileiros possuíam e reunia, em um só lugar, fotos, comunidades, chats e status: o Orkut.
Apesar de não existir mais, esse site foi um dos principais responsáveis pelo “boom” e crescente das plataformas digitais entre os públicos de todas as classes, pois não fazia distinção. Todos poderiam ter um perfil na rede social.
Relembrado até hoje, toda história tem seu início e a da Orkut tem início em 2004. Confira, a seguir, como essa rede social tão importante começou e a forma como ela mudou a internet.
Seu lançamento ocorreu no ano citado, criado pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten. Na época, o rapaz trabalhava com desenvolvimentos de projetos para o Google e se baseou em um antigo trabalho seu: o InCircle.
O InCircle pertencia a Affinity Engines e, mais tarde, a mesma empresa chegou a abrir um processo contra o Google e Büyükkökten, devido as semelhança entre as duas plataformas.
Recomendados para você
Inicio do Orkut
Apesar de fazer sucesso com o público geral, o primeiro contato das pessoas com o Orkut era dado como algo exclusivo, apenas quem recebesse um convite poderia se cadastrar no site.
Em primeira instância, a rede social foi criada com três tipos de perfis diferentes: os comuns, os criados para trabalho e os criados para facilitar encontros. O modelo exclusivo de entrada acabou chamando a atenção geral do público.
No mesmo ano, a rede social chegou ao Brasil, que começava a ter seus avanços na internet, com isso, o sucesso da plataforma entre o público local foi estrondoso e não demorou para a rede estar lotada de brasileiros.
O Orkut passou a ser visto como uma rede onde as pessoas poderiam encontrar novos amigos com gostos parecidos e interagir online, principalmente nas famosas e saudosas Comunidades.
Com tanto sucesso em terras brasileiras, o Google chegou a realizar uma transferência do escritório responsável pelo site para o estado de Minas Gerais, no ano de 2008.
A fama do site, entretanto, não se limitava ao Brasil. Países com grandes populações, como é o caso da China e da Índia, também se tornaram grandes consumidores da plataforma.
Conforme seu império se mantinha, o Orkut também se atualizava, com criações especiais de jogos, com o famoso Buddy Poke, onde os usuários poderiam criar versões suas em um boneco 3D e interagir com outros.
Plataforma durou 10 anos
Com uma década de hegemonia e com o sucesso absoluto, novas redes sociais passaram a surgir pela internet. Uma resposta tanto ao site, quanto ao avanço tecnológico.
Nesse meio tempo, uma rede social que também foi criada em 2004, mas que começou a fazer barulho entre os usuários brasileiros apenas anos depois, explodiu no Brasil: o Facebook.
Em 2011, a rede de Mark Zuckerberg aparecia com um visual mais “atualizado” e trazia uma nova proposta de acompanhar a vida de seus amigos: em uma timeline, onde tudo era compartilhado em tempo real.
A título de comparação, era estimado que Zuckerberg tivesse, cadastrado em seu site, cerca de 1,19 bilhão de pessoas ativas. Enquanto isso, o projeto de Büyükkökten possuía apenas 66 milhões de usuários. As informações são segundo o Statista.
O sucesso do Facebook marcou uma derrota para o Orkut, que não conseguia se manter tão atualizado ou popular como o site rival e, por isso, em 2014, o Google anunciou o fim definitivo da plataforma.
Com o fim do projeto, Büyükkökten chegou a realizar o lançamento de uma nova rede social em 2016, o “Hello”, entretanto, este teve seu fim em 2022. Neste mesmo ano, a página oficial do Orkut foi reativada e nela uma mensagem informava que o site estaria de volta, mas desde então, nada foi revelado.