Cadastrar

Estudo aponta que o casamento triplica o risco de obesidade em homens

A pesquisa também mostra que as mulheres também podem ter ganho de peso, mas em uma escala muito menor em termos de preocupação

Em ciclos de amizades, é normal ouvir as pessoas dizerem que quando um homem se casa, ele tende a engordar já que terá a rotina totalmente alterada, seja pela forma de alimentação ou pelo novo estilo de vida. Uma pesquisa confirmou que as chances de engordar aumentam expressivamente para o público masculino após o casamento.

O levantamento foi feito pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Cardiologia em Varsóvia, na Polônia. O estudo mostrou que homens casados têm 3,2 mais chances de serem obesos em comparação aos solteiros. 

Recomendados para você


Na pesquisa, foram analisados dados médicos e de saúde geral de 2.405 pessoas com média de 50 anos de idade, sendo que os fatores avaliados foram o aumento de peso corporal, idade, estado civil, saúde mental e outros. 

Imagem homem-gordo
Homem obeso no hospital - Foto: Pixabay

Katharine Jenner, pesquisadora e diretora da Obesity Health Alliance, falou sobre como a mudança no comportamento dos homens no dia a dia pode contribuir diretamente para que ele comece a engordar.

A pesquisa sugere que os homens podem ter mais probabilidade de ganhar peso após o  casamento devido a fatores como aumento no tamanho das porções, alimentação social e declínio na atividade física”, apontou a especialista.

Imagem balanca-boy
Balança - Foto: Pixabay

Ganho de peso entre as mulheres

A pesquisa também mostrou que o casamento não teve uma associação com o risco de obesidade entre as mulheres, mas apontou que a união aumentou as chances de sobrepeso em 62% dos homens e 39% das mulheres. “As mulheres talvez permaneçam mais conscientes do peso corporal devido às pressões sociais”, disse Katharine.

O estudo é mais um lembrete de que o excesso de peso é motivado por uma mistura complexa de fatores sociais, psicológicos e ambientais mais amplos – não simplesmente por escolha pessoal. A cada ano que passa, o risco de viver com sobrepeso, a ou obesidade, aumenta, principalmente para as mulheres”, completou a pesquisadora.

Comentário sobre festas de casamentos

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais