Durante muitos anos, foi comum ouvir dizer que as mulheres sempre tinham o sonho de se casar e formar famílias, sendo que esse desejo não era tão natural entre os homens. No entanto, essa pretensão tem sido cada vez mais normal entre os homens, de acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, que trouxe divergências com relação à essa convicção que se manteve expressa por várias décadas.
O estudo feito recentemente apontou que os homens têm um desejo maior de casarem do que as mulheres. Os dados, que foram baseados em entrevistas feitas com 1.461 pessoas, mostram que a vontade de se casar é de 88%, entre o público masculino, enquanto o do feminino é de 77%.
Recomendados para você
Além disso, a pesquisa também mostrou que entre a população solteira entrevistada, 72% das mulheres dizem estar felizes com o status atual contra 67% dos homens, o que mostra que esse grupo não se preocupa em buscar um relacionamento sério com urgência.
Outro fator interessante a se destacar é que a quantidade de jovens querendo se casar hoje é maior que o das pessoas mais maduras, segundo a pesquisa. Esses dados refletem também as mudanças no modo em que as pessoas encaram o compromisso ao longo da vida.
“O levantamento mostra que o desejo de oficializar a relação é maior entre os jovens da Geração Z (87%). Ao mesmo tempo, essa mesma faixa etária apresenta uma maior insatisfação: 33% dos jovens que estão em um relacionamento dizem querer terminar”, comentou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Dados sobre pessoas casadas e solteiras
No Brasil, o número de pessoas solteiras é bem maior do que a quantidade de pessoas casadas. Segundo o último censo do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 81 milhões de solteiros, enquanto 63 milhões estão casados.
Na América do Norte e na Europa, a situação se repete já que as regiões também possuem uma quantidade maior de solteiros do que pessoas casadas. Dados do Euromonitor Internacional apontam que a taxa de pessoas solteiras deve crescer mais de 20% em todo o mundo até 2040.