É muito comum que os tutores façam vozes infantis para interagirem com os animais de estimação, e uma pesquisa feita pela revista científica Proceedings of the Royal Society B apontou que os cachorros gostam de quando os seres humanos usam esse tom de voz para interagir com os pets. Esse comportamento pode gerar benefícios na relação entre ambas partes.
O estudo concluiu que quando as pessoas falam de forma infantil com os cachorros, eles prestam mais atenção, se houver comparação com relação aos momentos em que é usado o tom de voz normal dos tutores.
Recomendados para você
Na pesquisa, os estudiosos pediram para que os voluntários olhassem fotos de cães adultos e filhotes e, em seguida, gravassem como eles falariam normalmente com esses animais, e também de uma forma mais divertida.
Os tutores foram solicitados para repetir frases típicas de brincadeiras com cães e quando o tom de voz variava, foram registrados diferentes tipos de reações por parte dos cachorros, sendo que a reação variava de acordo com a idade dos animais.
Com animais de estimação mais velhos, os participantes falavam de uma forma mais alta e devagar, o que já era suficiente para animá-los. Já com os filhotes, a reação era bem mais expressiva quando havia voz infantil.
Engajamentos e reações
Foi concluído que houve um engajamento bem maior por parte dos cachorros que ouviam vozes infantis, do que o tom de voz normal. Estima-se que os cães gostam de vozes infantis porque associam essa tonalidade a interações afetivas.
A voz infantil também pode criar uma conexão maior entre os tutores e os animais já que pode melhorar a comunicação entre ambos, além de fortalecer o vínculo. A ação pode ajudar até mesmo no aprendizado de comandos e a interação durante brincadeiras.