A deficiência visual é algo que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. A situação é preocupante já que um estudo internacional com participação de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) apontou que a população mundial com cegueira ou algum tipo de deficiência visual deve dobrar até 2050.
No entanto, também há notícias boas no mundo da pesquisa que podem beneficiar deficientes visuais: pesquisadores japoneses conseguiram reverter a cegueira usando células-tronco em três pessoas que tinham danos críticos na córnea.
Recomendados para você
Esse trabalho é considerado inovador já que se trata da primeira vez na história em que a cegueira é revertida com o uso de células-tronco. Tudo aconteceu através da reprogramação de células-tronco adultas para um estado semelhante ao embrionário.
O sucesso foi obtido por pesquisadores da Universidade de Osaka, que foram tratar duas mulheres e dois homens entre 39 e 72 anos. Eles sofreram lesões na córnea e tinham dificuldades para enxergar.
A pesquisa apontou que houve uma mudança nas células sanguíneas de um doador saudável para fazer o transplante. A melhora significativa na visão aconteceu depois de dois anos em três pacientes.
Depois que o método começou a fazer mais efeito, o grupo voltou a enxergar as paisagens de maneira mais limpa. Antes, os olhos tinham uma aparência leitosa e agora ficaram brilhantes novamente.
Cabe ressaltar que a cegueira pode ser causada por vários fatores como doenças oculares, diabetes e acidentes. Esse problema pode ocorrer repentinamente ou ao longo de um período. A cegueira repentina precisa ser tratada com emergência.