Há um ditado que indica que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas também cabe destacar a importância que o gato tem na vida do ser humano. Uma pesquisa apontou que existem mais tutores desses felinos do que de cães, em todo o mundo. A maior parte dos tutores, segundo o estudo, é composta por homens.
O levantamento mostrou que com relação aos gatos, a posse dos felinos é mais comum entre os homens do que entre as mulheres. O público masculino conta com 52%, enquanto as mulheres aparecem com 47%.
Recomendados para você
O estudo foi feito pela empresa de produtos e serviços de cuidados de pets, Mars Incorporated. Na ocasião, foram entrevistados mais de 20 mil tutores de cães e gatos de 20 países diferentes.
Quando o assunto é ter um animal, a grande maioria das pessoas opta por filhotes, e a pesquisa aponta essa mesma ideia. Com relação aos pets, cerca de 84% dos cães e gatos são adotados antes dos 12 meses de idade.
Motivação para adoção dos pets
Sobre a motivação para se adotar um pet, 50% dos donos de cães valorizam o amor incondicional, enquanto 49% apontam o senso de família que eles trazem (49%) para dentro da casa, interagindo não só com os principais tutores, mas com crianças e idosos.
Já com relação aos gatos, muitas pessoas adotam por causa da companhia e também por outros motivos. Os tutores de gatos adotam por questão de entretenimento (48%) e por alívio do estresse (44%).
Ainda segundo o estudo, os pets fazem a festa de diferentes gerações, sendo que o percentual de tutores que creditam grande parte da felicidade aos pets é maior entre a Geração Z (45%) e os Millennials (40%), grupos de pessoas mais jovem.