Muitas pessoas têm o hábito de tomar bebidas alcoólicas e um dos líquidos mais consumidos pelos brasileiros é o vinho. Uma pesquisa feita pela Universidade de Pavia, na Itália, apontou que essa bebida é considerada importante para a saúde já que mata 99% das bactérias que causam infecções de garganta e que dão origem às cáries.
O estudo foi publicado no “Journal of Agricultural e Food Chemistry” e destaca a importância dos componentes do vinho. Entre eles, está um componente anti-bacteriano que foi encontrado tanto no vinho tinto quanto no branco.
Recomendados para você
Maria Daglia, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, falou sobre a importância do estudo para prevenir cáries: “Concluímos que este efeito age contra os estreptococos orais patogênicos e também é ativo na prevenção de cárie e patologias do trato respiratório superior”, comentou.
No entanto, a especialista ressalta que é importante realizar o consumo moderado: “Diversos estudos mostram que o consumo moderado da bebida é benéfico para a saúde humana, como proteção contra doenças do coração e até câncer”, explicou.
Vinho faz bem para o coração?
Em uma entrevista concedida para a CNN, Durval Ribas Filho - presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) - destacou que o vinho tinto possui boa quantidade de polifenóis, componentes que podem trazer benefícios para o sistema cardiovascular.
"Apesar da grande quantidade de resveratrol, um potente antioxidante, outros polifenóis estão presentes e, com isso, também ocorre a dilatação arterial, facilitando a circulação sanguínea, ação antiplaquetária, reduzindo a formação de trombo nos vasos sanguíneos e se favorece a neuroproteção", afirmou. Durval também falou sobre a possibilidade de o vinho reduzir o colesterol: "Outro fator importante é que os polifenóis reduzem a possibilidade de o colesterol LDL [considerado ruim] ser oxidado, e, portanto, evita a aterosclerose", destacou.
Problemas causados por consumo em excesso
O consumo de vinho em excesso pode causar problemas como o aumento da pressão arterial, favorecendo para um possível Acidente Vascular Cerebral (AVC), surgimento de doenças e de outros problemas de saúde.