Quando o assunto é o mundo animal, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que realmente significa hibernar. Essa atividade acontece principalmente no inverno, quando alguns seres adotam essa condição por causa de alguns fatores ambientais. Trata-se de um estado de atividade mínima e depressão metabólica sofrido por algumas espécies.
A hibernação acontece quando as condições do ambiente mudam, mas se engana quem pensa que os animais ficam totalmente parados neste período. Eles se adaptam à essas novas condições ou então procuram um novo lugar onde consigam sobreviver de forma tranquila.
Recomendados para você
O inverno causa uma heterotermia sazonal que é caracterizada por baixa temperatura corporal, respiração e frequência cardíaca lentas e baixa taxa metabólica, o que faz que seja necessário que aconteçam as adaptações.
Devido às novas condições, alguns animais encontram um lugar seguro e entram em um estado de dormência durante uma estação inteira ou durante vários anos até que as condições melhorem como um todo.
Quando falamos de hibernação, entre os principais animais que representam bem essa atividade estão o urso-pardo, morcego, marmota alpina, esquilo-terrestre, gambás, ouriços, porco-espinhos, entre outros.
Mais curiosidades sobre animais que hibernam
Cabe ressaltar também que além da hibernação em períodos de inverno, também acontece a estivação, que é um estado de dormência que alguns animais adotam para sobreviver a períodos de calor extremo, falta de água ou outros fatores ambientais como a seca. Esse tipo de situação acontece principalmente com crocodilo-de-água-doce, caracol, algumas espécies de tartarugas e outros animais.
Um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que os animais que hibernam adotam essa medida como uma forma de estratégia de auto-preservação. Esse levantamento destacou um tipo particular de hibernação nos animais que é chamada de diapausa, fase em que as espécies não comem e também não fazem muitos movimentos. Com isso, o organismo diminui a atividade metabólica e consegue resistir às alterações nas condições ambientais.