Cadastrar

Pesquisa mostra que 45,8% dos brasileiros não controlam a vida financeira

O estudo, realizado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mostrou que há pessoas que buscam métodos para organizar os rendimentos

Cuidar da vida financeira é um grande desafio para muitas pessoas, sendo que algumas acabam se complicando com as despesas e não controlam o quanto gastam, fazendo com que a dívida se multiplique através de juros. Uma pesquisa apontou que 45,8% dos entrevistados não têm controle do orçamento.

O levantamento foi feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo mostrou ainda que 29,3% fazem as contas apenas ‘de cabeça’- e recorrem a um método pouco confiável para organizar as finanças. 

Recomendados para você


Métodos de organização financeira 

O estudo mostrou ainda que 53,9% dos entrevistados utilizam algum método organizado para gerenciar seus recursos financeiros, sendo que o mecanismo mais comum é o caderno de anotações, com 29,8% da amostra.

Imagem financas-brasil
Calculadora - Foto: Pixabay

Além do caderno, outra ferramenta bem usada pelo público para organizar as despesas é a tradicional planilha (21,0%), sendo que celulares e aplicativos digitais também são bem usados, com o percentual de 3,1%. 

A pesquisa apontou ainda que 48,1% dos entrevistados ouvidos se consideram pessoas organizadas financeiramente, o que representa menos da metade da quantidade das pessoas ouvidas pelos pesquisadores. 

Imagem dinheiro-real
Pouco dinheiro - Foto: Pixabay

Dicas do especialista

O educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, comentou como atitudes inadequadas no dia a dia podem causar o endividamento e apontou a importância de se fazer planejamentos sobre a vida financeira.

"Como a falta de conhecimento sobre as próprias finanças é um problemacrônico no Brasil, é importante incluir a educação financeira como tema naformação básica dos cidadãos. Controlar gastos, fazer um planejamento antesde ir às compras e evitar consumir por impulso são algumas atitudes simplesque deveriam ser assimiladas desde criança", destacou.

null
Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais