Muitas pessoas acreditam que os pássaros não tenham tanto poder de raciocínio e inteligência, mas a verdade é que as algumas aves possuem um grande poder de compreensão sobre algumas atividades.
Os corvos, por exemplo, podem contar vocalmente até o número quatro, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Tübingen, na Alemanha. O estudo apontou também que esses animais também podem corresponder o número de chamadas que fazem quando veem um numeral. A forma de eles reconhecerem e reagirem aos números é parecida com a de um ser humano.
Recomendados para você
O levantamento foi publicado na revista Science. “Os humanos não têm o monopólio de habilidades como pensamento numérico, abstração, fabricação de ferramentas e planejamento antecipado”, destacou a especialista em cognição animal Heather Williams, que participou da pesquisa.
O estudo mostrou ainda que os corvos podem aprender a associar números com valores, além de contar em voz alta. Segundo a autora principal do estudo, Diana Liao, a pesquisa foi inspirada em crianças pequenas aprendendo a contar.
A neurobióloga também se inspirou em uma pesquisa realizada em 2005 sobre chapins (uma espécie de ave), que possuem a habilidade de ajustar os seus chamados de alarme de acordo com o tamanho do predador. No caso, quanto maior é o predador, a ave usa uma quantidade de menos sons de “dee”.
Na ocasião, os autores do estudo sobre os chapins não conseguiram confirmar se os pássaros tinham controle sobre a quantidade de sons que faziam ou se o número de sons era uma reação involuntária dos animais.
Chimpanzés também podem contar
Cabe destacar também que assim como os corvos, outros animais também têm a habilidade de contar em ordem numérica, como é o caso dos chimpanzés e algumas espécies de sapos, de acordo com outras pesquisas.