A internet é usada pelos usuários para diferentes tipos de atividades. Ela pode ser usada para a realização de pesquisas, uso de redes sociais, se atualizar sobre as notícias do dia a dia, desenvolvimento de textos e para outros meios. No entanto, algumas pessoas têm o hábito de usar a web para ler notícias e conteúdos tristes.
Sabendo disso, muitos portais digitais, plataformas de redes sociais e criadores de conteúdo vêm usando notícias sensacionalistas para despertarem sentimentos nos leitores. O objetivo é atrair seguidores e ganhar dinheiro através desse tipo de uso de internet.
Recomendados para você
Essa prática é chamada de "ragebait", que acontece geralmente quando é despertado o sentimento de raiva ou emoção no público. Também há uma expressão conhecida como "sadbait", que é conhecida como isca da tristeza.
Parte do conteúdo on-line, que é mais consumido hoje em dia, é melancólico e melodramático. Em alguns casos, os influenciadores filmam a si próprios chorando ou outras pessoas tendo emoções semelhantes, para gerar comoção.
Pesquisa na web
Uma pesquisa apontou que em 2024, tiktokers atingiram centenas de milhões de visualizações com um gênero de vídeos desesperados que recebeu o nome de "Corecore", em que foram apresentados recortes de notícias e filmes depressivos sobre um fundo de música triste.
"Imagens que mostram emoções fortes de qualquer tipo — raiva, tristeza, nojo ou até risos — cativam os espectadores", afirma a pesquisadora e jornalista investigativa Soma Basu, da Universidade de Tampere, na Finlândia.
Cabe destacar que o sadbait não trabalha apenas com conteúdo triste para os espectadores e que também tem o hábito de apresentar seleções de imagens geradas por inteligência artificial. Esse meio também não precisa mostrar seres humanos reais e seus sentimentos.