Há alguns anos, era comum que as pessoas usassem moedas para comprar produtos de baixo custo, mas atualmente é normal que elas usem mais outras formas de pagamento como o PIX e o cartão de débito ou crédito. No entanto, o que poucos brasileiros sabem é que a moeda prata de 25 centavos pode render um bom valor já que se tornou um objeto raro de se ver hoje em dia.
No mercado de colecionadores, esse tipo de produto é comprado por um custo bem acima do que ela realmente representa em uma compra normal. Mas não é qualquer moeda que tem esse grande valor guardado, mas sim um modelo específico.
Recomendados para você
Segundo informações do perfil RNF Coleções, a moeda que tem chamado mais atenção dos colecionadores é uma raridade bifacial, que é um objeto que tem os dois lados iguais, ambos com o rosto do marechal Deodoro da Fonseca em relevo, sem indicação do valor da moeda.
Essa moeda é considerada raríssima entre os entusiastas e há registro de que apenas duas tenham sido encontradas no mercado dos entusiastas até o momento, o que faz com que o custo de venda aumente ainda mais.
Cabe destacar que essa preciosidade acontece por um erro de cunhagem, que ao longo do tempo elevou o valor de mercado do objeto. Apesar do equívoco, a imperfeição foi o que transformou o objeto em algo valioso.
Especialistas no assunto apontam que o valor de uma moeda antiga é influenciado não só pela raridade, mas também pela idade que ela possui, pelo estado de conservação e outros fatores. Esses tipos de objetos costumam ser leiloados.
Valor da moeda rara
Alguns entusiastas apontam que uma moeda rara de 25 centavos dos anos 2000 pode valer até R$ 360, enquanto uma rara de 25 centavos da primeira família do Plano Real, cunhadas entre 1994 e 1997, pode valer milhares de reais.