Com o passar dos anos, as gerações se tornam cada vez mais tecnológicas e, em 2025, uma geração ainda mais avançada está nascendo: a Geração Beta! Isso porque o ciclo demográfico da Geração Alpha aconteceu entre 2010 e 2024. A nova geração se estende até 2039 e tem como características ser moldada por avanços tecnológicos sem precedentes e pela presença da inteligência artificial em seu cotidiano.
Estudiosos estimam que 16% da população mundial deste ano seja composta pela Geração Beta. Ela é formada principalmente por filhos dos Millenials, pessoas nascidas entre 1981 e 1996, e dos membros mais velhos da Geração Z (1996 a 2010).
Recomendados para você
A perspectiva de vida para a Geração Beta é alta! A previsão é que ela acompanhe a tendência mundial de maior expectativa de vida e chegue ao século 22 com um grande desejo de mudança.
Como principais desafios, a Geração Beta terá a inteligência artificial e a sustentabilidade. A interação com a tecnologia será indiscutivelmente mais presente nas relações pessoais e interferirá nas atividades diárias, enquanto as práticas sustentáveis serão uma exigência importante, não apenas uma escolha.
Apesar de o avanço tecnológico ser um benefício para as gerações, essa geração também terá que estar atenta aos riscos da hiperconectividade, que pode causar sérias dificuldades de interação com o mundo real.
Segundo o futurista Mark McCrindle, haverá um esforço por parte dos Betas para equilibrar as relações online, por meio das redes sociais, e as interações reais. Dessa forma, a nova geração valorizará experiências autênticas.
Fim da Geração Alpha
Os nascidos a partir de 2010 até 2025 formam um grupo demográfico que tem como características o conhecimento precoce das tecnologias e das redes sociais, a mistura entre o real e o digital, a valorização da consciência ambiental e a distinção entre ficção e realidade.