Assunto que sempre rende em rodas de amigos ou fóruns online, as teorias da conspiração são explicações para eventos, geralmente de grande impacto ou complexidade, que atribuem a causa a um plano secreto e elaborado por um grupo poderoso ou influente.
Essas teorias sugerem que forças ocultas estariam manipulando eventos e escondendo a verdade do público, como uma forma de esconder algum segredo que causaria grandes impactos caso revelados.
Recomendados para você
A ideia central é que existe um plano elaborado por um grupo de pessoas poderosas para controlar ou prejudicar a sociedade. Muitas vezes, elas se baseiam em evidências anedóticas, interpretações pessoais de fatos ou até mesmo em teorias da conspiração menores e interconectadas.
Outra característica bastante comum, é que essas histórias se apresentem como algo impossível de ser refutado, uma vez que tudo pode ser explicado como parte do plano secreto. Conheça, a seguir, algumas das teorias mais famosas:
Illuminati
Uma das mais antigas e difundidas teorias da conspiração, que afirma a existência de uma sociedade secreta que controla o mundo, manipulando governos, economias e eventos históricos.
Defensores da teoria afirmam que os Illuminati utilizam símbolos ocultos como o triângulo, o olho que tudo vê e a pirâmide, esses símbolos podem ser vistos em inúmeros locais como na nota do dólar e até logo de empresas.
A teoria relaciona os Illuminati a diversos eventos históricos, como a Revolução Francesa, a Segunda Guerra Mundial e até mesmo o assassinato de John F. Kennedy.
Reptilianos
A teoria dos reptilianos propõe que uma raça de alienígenas reptilianos, capazes de mudar de forma, controla a Terra e manipula a humanidade para seus próprios fins. De acordo com os defensores da teoria, esse grupo teria se infiltrado em posições de poder em todo o mundo, como governos, empresas e mídia, para controlar a humanidade.
Esses seres seriam capazes de assumir a forma humana para se misturar à população e passar despercebidos, uma das personalidades mais famosas e apontada como reptiliana, teria sido Elizabeth II, antiga rainha da Inglaterra.
Uma característica comum atribuída aos reptilianos é o sangue frio, o que os diferenciaria dos humanos. Apesar de ser uma das teorias mais famosas, não existe nenhuma evidência científica que suporte a existência desta raça.
Lua falsa
O homem nunca foi à Lua? Essa teoria sugere que os pousos lunares da Apollo foram encenados e que os astronautas nunca pisaram, de fato, na Lua. De acordo com os conspiracionistas, as imagens e vídeos transmitidos para o mundo foram filmados em um estúdio terrestre.
Eles apontam supostas inconsistências nas imagens e vídeos da missão, dentre elas a falta de estrelas no céu lunar, sombras suspeitas e até mesmo movimentos da bandeira americana, o que seria impossível no vácuo.
Por outro lado, inúmeras evidências científicas comprovam os pousos lunares, como amostras de rochas lunares e os retrorrefletores deixados na Lua, que ainda são usados para experimentos científicos.