Animais extintos: conheça algumas espécies de bichos que deixaram de existir
Algumas espécies deixam de existir após interferência humana ou mudanças na natureza
A extinção é um processo natural que ocorre ao longo da história da Terra, muitas espécies que, tempos atrás, habitavam nosso planeta desapareceram para sempre, deixando para trás apenas fósseis e registros históricos.
Esse fator pode ocorrer naturalmente ao longo de milhões de anos, através das mudanças ambientais, ou competição e predação com outros bichos. Por outro lado e em muitos casos, muitas extinções modernas também são atribuídas à ação humana.
Como uma espécie é considerada extinta?
Uma espécie é considerada extinta quando o último indivíduo conhecido morre e não há mais nenhum exemplar vivo em qualquer lugar do mundo. É importante ressaltar que a confirmação da extinção pode levar anos, pois em alguns casos, espécies consideradas extintas podem ser redescobertas.
Vamos conhecer algumas?
Dodo
Essa ave não voadora, nativa da ilha Maurício, foi extinta no século XVII devido à caça e à introdução de espécies invasoras. Por isso, o dodo tornou-se um símbolo da extinção causada pela atividade humana.
Tigre-tasmaniano
Esse marsupial carnívoro, nativo da Austrália e da Tasmânia, foi caçado até a extinção no início do século XX. O último tigre-tasmaniano conhecido morreu em cativeiro em 1936.
Mamute
Esses grandes mamíferos, parentes próximos dos elefantes modernos, foram extintos há cerca de 10.000 anos, possivelmente devido a mudanças climáticas e caça por humanos. Cientistas estão tentando clonar um mamute usando DNA extraído de fósseis.