Motivo curioso para os porcos serem bem procurados na ceia do Ano Novo e aves evitadas
Algumas crenças apontam que frutas como abacaxi, graviola, lichia e pitaya são produtos que não devem ser consumidos no réveillon
Na ceia de Natal, é muito comum ver as famílias comendo pratos como peru, chester, entre outros. No entanto, quando o assunto é réveillon, quem tem superstição tende a evitar esse tipo de alimentos neste período de passagem de um ano para o outro, o que faz com que o cenário mude totalmente na época natalina com relação ao réveillon.
Entenda a superstição de fim de ano
Diferentemente do Natal, aves como peru e chester são evitados por pessoas mais supersticiosas. O motivo é que esses são animais que ciscam para trás, o que segundo a crença, pode simbolizar o atraso na vida de uma pessoa.
Nesse caso, os perus e chesters são substituídos por peixes, que nadam para frente ou pela carne de porco já que esse animal possui o fucinho virado para frente, além de outros alimentos que seguem exemplos semelhantes. O porco também tem uma representatividade de sorte e prosperidade em algumas crenças.
Outros alimentos que são evitados pelos supersticiosos na ceia do Ano Novo são abacaxi, lichia, pitaya e graviola. O motivo é que eles possuem espinhos na casca, o que pode representar obstáculos no ano novo.
Os substitutos das frutas citadas, geralmente, são maçãs, uvas e romã. Outro alimento bem consumido neste período é a lentilha, já que se acredita que ela atrai dinheiro, já que o grão é parecido com o formato de uma moeda.
No entanto, a lentilha divide opiniões já que em algumas regiões do mundo, principalmente na Itália, estrangeiros supersticiosos acreditam que esse alimento pode trazer azar, indicando que os grãos se assemelham a moedas que perdem o valor.
Também há a tradição com relação aos alimentos picantes. Há algumas crenças que indicam que esse tipo de comida não é indicado na ceia de Ano Novo porque pode atrair brigas e conflitos entre os membros de uma família.