Atualmente, o computador está presente nas vidas de muitos brasileiros, principalmente para quem trabalha com serviço interno em empresas, instituições públicas e também para os estudantes. Pensando nesse avanço tecnológico e na importância que esse aparelho trouxe para o cotidiano, um homem comprou 2.200 computadores em 1983, mas não usou nenhum deles.
Vale lembrar que naquela época, o celular não tinha tantas ferramentas como hoje, o que fez com que muitas pessoas substituíssem o PC por smartphones. Quando comprou os aparelhos, o homem achou que estivesse fazendo um grande investimento.
Recomendados para você
Os aparelhos ficaram guardados em um celeiro no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Na época da compra, eles eram considerados objetos de luxo, mas o dono não soube o que fazer com os objetos e resolveu vendê-los na internet vários anos depois.
De acordo com a mídia local, as máquinas foram fabricadas por uma empresa canadense e ficaram esquecidas por mais de 30 anos, mas em 2022, elas foram redescobertas. Esses aparelhos funcionavam através de uma conexão com um serviço de TV a cabo e se tornaram um dos primeiros sistemas a oferecer funcionalidades parecidas com as vistas na internet de alta velocidade, hoje em dia.
Para que esses aparelhos antigos pudessem ser usados, o usuário tinha que conectá-los em um adaptador especial e assinar um serviço de TV a cabo. Outra característica é que eles não tinham disco rígido e dependiam da rede para acessar e armazenar os dados.
Projeto frustrado
Esses computadores não tiveram sucesso comercial e ficaram restritos ao mercado canadense. Com isso, os aparelhos foram negociados em um valor considerado baixo para os padrões de outras máquinas semelhantes: o proprietário vendeu as máquinas no eBay por 60 dólares, cerca de 290 reais.
Na época em que comprou a grande quantidade de computadores, o consumidor afirmou que o objetivo inicial era criar um sistema de central telefônica para pequenos negócios, mas o projeto nunca saiu do papel e os aparelhos ficaram guardados nas caixas.