Muitas pessoas estranham o fato de o mar ser salgado apesar de ser abastecido principalmente por rios de água doce. A maior parte da superfície do planeta é coberta por água, mas a maioria não é potável, e sim salgada. A verdadeira razão para que a água seja salgada, envolve vários processos naturais que moldaram o planeta durante milhões de anos.
Entenda o que torna a água do mar salgada:
Com relação à água doce que vai até o mar, ela não é totalmente livre de sais e minerais já que os mesmos são dissolvidos nas rochas terrestres. Esse ácido se dissolve em partículas pequenas que são levadas pelos rios e riachos até chegarem ao mar.
Recomendados para você
A água doce é renovada pela chuva e dilui as quantidades de sais dissolvidos. Depois que essa água vai para os oceanos, os minerais também são levados. Cabe ressaltar que o oceano é um sistema cumulativo, diferentemente do rios e lagos.
Pelo fato de o mar ser um sistema cumulativo, o sal e os minerais não são removidos facilmente e vão se acumulando com o tempo nesse ecossistema, o que contribui para que o mar tenha água salgada naturalmente.
Outro fator que faz com que o mar também seja salgado, é que há uma influência das fontes hidrotermais no fundo do oceano. Nas profundezas dos mares, a água escoa através de fendas na crosta terrestre.
A água é aquecida pelo magma subterrâneo e pode ter até 400ºC. Ela age sobre as rochas e dissolve os sais e minerais e essa mistura é liberada no mar pelas aberturas e colocam ainda mais componentes dissolvidos na água do mar. Quando a água do mar desgasta as rochas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas.
Com isso, o sal do mar é composto de íons livres, em um processo que é resultado tanto da dissolução de rochas oceânicas quanto, principalmente, pelo fato de o oceano ser um grande depósito de águas. O mar também é salgado por causa dos vulcões subaquáticos que, durante as erupções, liberam uma mistura de minerais e gases dissolvidos que acabam levando vários íons para o oceano.