Fazer atividade física duas vezes semanalmente, traz mesmos benefícios que exercícios diários, diz estudo

O estudo mostra que quem pratica atividades uma ou duas vezes por semana, pode ter os mesmos benefícios que quem pratica os exercícios diariamente

Fazer exercício físico é essencial para a saúde do ser humano, mas se engana quem pensa que é necessário realizar as atividades físicas diariamente. Pelo menos foi o que apontou uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Journal of the American Heart Association. O estudo mostrou que praticar exercícios de um a dois dias por semana pode trazer benefícios na mesma proporção do quem faz atividades com mais frequência.

De acordo com o estudo, há um segredo que faz com que essas pessoas menos ativas fisicamente, recebam os mesmos benefícios do que as que mais praticam atividades. Para os menos adeptos aos exercícios, é necessário que o esforço físico nestes poucos dias deva ser moderado a vigoroso e totalizar 150 minutos por semana.

Zhi-Hao Li, autor correspondente do estudo, explicou como a baixa prática de atividades semanalmente ajuda na questão da saúde: "Você não precisa se exercitar todos os dias para se manter saudável. Contanto que você faça 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana”, começou.

Imagem zumba-atividade
Grupo fazendo aula de zumba - Foto: Pixabay

“Em um ou dois dias ou espalhados — você pode reduzir significativamente seu risco de morrer de doença cardiovascular, câncer ou outras causas”, completou o epidemiologista da Escola de Saúde Pública da Southern Medical University em Guangzhou.

O autor também explicou que a pesquisa foi feita para estudar a situação de quem trabalha muito e não tem tempo para praticar atividades físicas: "Esta mensagem é uma notícia encorajadora para pessoas ocupadas que lutam para encaixar exercícios diários, mas conseguem administrar uma explosão concentrada de atividade nos fins de semana ou ao longo de alguns dias", destacou. 

Imagem ciclismo-corrida
Clismo - Foto: Pixabay

"A pesquisa fornece evidências tranquilizadoras de que mesmo a atividade física esporádica pode ter benefícios duradouros para a saúde, tornando mais fácil para as pessoas priorizarem seu bem-estar em meio a agendas ocupadas”, explicou.

Cardiologista fala sobre a pesquisa

O cardiologista Keith Diaz, da American Heart Association, reforçou sobre a necessidade de não ficar parado diante do curto tempo para praticar exercícios físicos: "Muitas pessoas têm dificuldade para fazer exercícios diários durante a semana de trabalho; no entanto, esta pesquisa mostra que, mesmo que você só consiga se exercitar nos fins de semana, ainda poderá obter benefícios significativos para a saúde".

Dica de saúde!

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Descoberta de “cidade subterrânea” sob pirâmides do Egito divide cientistas

Em 28/03/2025 às 11h01 - Atualizado em 28/03/2025 às 11h38

Estudo mostra que 46% dos homens só vão ao médico quando sentem algum problema

Em 26/03/2025 às 16h18 - Atualizado em 26/03/2025 às 16h20

Pesquisa revela que bebês formam lembranças desde primeiro ano de vida

Em 21/03/2025 às 12h04 - Atualizado em 21/03/2025 às 13h35

Starship, foguete de Elon Musk, explode e espalha destroços no espaço

Em 07/03/2025 às 15h13 - Atualizado em 07/03/2025 às 16h09

A origem do Carnaval: Como essa festa se espalhou pelo mundo

Em 28/02/2025 às 14h15 - Atualizado em 04/03/2025 às 16h03