Nutricionista lista 5 alimentos que podem ajudar a reduzir o estresse. Veja!
O chocolate é o primeiro da lista, mas requer alguns cuidados, como explica Angel Planells, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics
O estresse do cotidiano acaba impactando a saúde de muitas pessoas, mas um fato curioso é que, através da alimentação, é possível reduzir os níveis de estresse no corpo. Embora a alimentação sozinha não possa solucionar problemas graves de estresse, ingerir os alimentos corretos pode ajudar a reduzir o estresse.
É o que explica Angel Planells, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, ao National Geographic. A profissional ressalta que os corpos humanos anseiam por uma variedade de alimentos. Por isso, o aconselhável é que as pessoas se esforcem para consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos, proteínas e carboidratos, a fim de aumentar os níveis de hormônios e outras substâncias equilibradoras, como a serotonina, neurotransmissor ligado ao humor e à felicidade.
Mas quais alimentos podem ser consumidos para reduzir o estresse? A nutricionista listou 5:
1 – Chocolate amargo
Sim, o chocolate está presente nesta lista, mas somente o amargo é o recomendado, pois os outros tipos contêm menos nutrientes e podem ter até ingredientes prejudiciais à saúde, como manteiga e óleos vegetais. O chocolate amargo, por sua vez, contém compostos chamados flavonoides, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem a pressão arterial, o que beneficia o coração. "Foi demonstrado que comer chocolate amargo reduz o cortisol, o hormônio do estresse", disse Angel.
2 – Frutas e legumes
Entre as frutas, as bananas são um bom exemplo de alimentos que estimulam a serotonina. Já o espinafre, a acelga, as sementes de abóbora, o abacate e as batatas são boas fontes de magnésio, que reduzem o cortisol e promovem o sono (o que contribui para uma melhor saúde mental). Alimentos ricos em potássio, como laranja, melão, brócolis, batata-doce, ervilha e pepino, estabilizam os níveis de pressão arterial. "Tente combinar alimentos diferentes", sugere a nutricionista.
3 – Grãos integrais
Os carboidratos são frequentemente vistos como vilões da alimentação, mas Angel explica que, ao trocar a farinha branca por grãos integrais, os benefícios são muitos. Ela acrescenta que os grãos integrais nos ajudam a "estabilizar o açúcar no sangue, para que tenhamos menos fome". “Mas, se fizermos algumas mudanças, podemos notar uma redução no estresse ao nos sentirmos mais satisfeitos, pois leva mais tempo para digerir e absorver os carboidratos complexos".
4 – Peixes
Ricos em ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, os peixes têm, entre muitos benefícios, o poder de auxiliar na redução da ansiedade. Mas atenção: segundo as pesquisas, alguns peixes contêm maior quantidade de "gordura boa", como é o caso do salmão e da sardinha.
5 – Laticínios
Segundo Planells, o leite pode ajudar a aliviar o estresse. Já o iogurte pode ser uma fonte potente de probióticos – micróbios intestinais benéficos, que, cada vez mais, os estudos apontam como componentes essenciais para a saúde do corpo como um todo.