Dormir mais cedo torna pessoas mais gratas e resilientes, afirma revista
De acordo com estudo, dormir mais cedo é capaz de causar sensação de estar “florescendo” em pessoas
Dormir é um ato querido por muitas pessoas e, apesar de boa parte dos humanos gostarem, nem todos conseguem realizar isso com facilidade. No dia a dia, é comum ver o time da “madrugada”, que passam a noite inteira acordados, entretanto, de acordo com a ciência, dormir mais cedo é o segredo para obter uma vida mais leve.
Dados oferecidos pela Associação Profissional das Sociedades do Sono (SLEEP, em inglês) e fornecidos pela revista científica Sleep em junho de 2024, indicam que pessoas que dormem mais cedo podem se sentir mais gratas e resilientes, obtendo a sensação de estar “florescendo”.
O estudo avaliou respostas obtidas em um questionário, entregue a voluntários. No total 90 pacientes foram submetidos ao testes, divididos em 3 grupos. O primeiro deveria dormir mais tarde do que está acostumado, já o segundo dormiria mais cedo e o terceiro seguiria sua rotina comum.
Todos estavam acompanhados de um actígrafo, aparelho que avalia o sono e, em suma, o grupo notou uma melhora no descanso em quem possuía a média de 46 minutos a mais de sono.
Já para o grupo com 37 minutos a menos de sono, foi apresentada uma piora no humor. Além disso, a pesquisa distribui uma lista para que os participantes contassem pelo o que são gratos e notaram que a mesma aumentou de tamanho dentre o grupo que obteve mais tempo de descanso.
O doutor em psicologia e professor da Universidade Baylor, Michael Scullin, revelou um comparativo no número de pessoas felizes nos Estados Unidos. Enquanto este obteve uma queda, a porcentagem de público que relatou ter problemas durante o sono aumentou.
Ainda que a ciência já afirme que uma boa qualidade de sono tenha relação com a saúde mental, ainda existem poucos testes diretos sobre os sentimentos positivos causados, como esperança e gratidão, ainda que não sejam palpáveis.
De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono e a Sociedade de Pesquisa do Sono, o tempo de sono ideal que um adulto deve ter é de pelo menos 7 horas, mantendo dessa forma saúde e produtividade em seu dia a dia.