Cérebros de humanos e cachorros podem se conectar através de um olhar fixado, revela estudo
Para se chegar a essa conclusão, foi usado um equipamento composto de um capacete com eletrodos que fazem a detecção de sinais neurais
No Brasil e em várias regiões do mundo, o cachorro é o pet mais comum dos seres humanos. Os cães são muito queridos, oferecem uma relação de amizade verdadeira e podem ser úteis de várias formas. No entanto, muitos não sabem que essa conexão entre os tutores e esses animais é muito maior do que esses laços.
Estudos realizados por pesquisadores na China mostraram que é possível que os tutores se conectem com os cérebros dos cachorros, se as pessoas olharem fixamente para os cães, sem nenhuma interferência externa.
A pesquisa mostra que o chamado acoplamento neural acontece quando a atividade cerebral de dois ou mais indivíduos fica alinhada em uma interação. Essa conexão entre os cérebros é importante para que ambos vivam em um ambiente ainda mais agradável.
Embora não consigam se comunicar de forma fácil e racional, esse acoplamento ajuda no entendimento um pouco melhor um do outro para que os dois tenham uma relação mais harmônica no cotidiano.
Para chegar à essa conclusão, os chineses avaliaram o acoplamento neural através de um equipamento de registro de atividade cerebral chamado eletroencefalografia não invasiva (EEG), que é composto de um capacete com eletrodos que fazem a detecção de sinais neurais.
Os estudos envolveram humanos e cachorros da raça beagle. Segundo os pesquisadores, foi analisado o que acontecia com os sinais neurais quando os cachorros e as pessoas eram isoladas uns dos outros e na presença um do outro, mas sem se olharem. Depois, eles foram liberados para interagir normalmente.
Quando os dois eram colocados em contato através de olhares fixos, os sinais cerebrais se sincronizaram. Ainda segundo o estudo, os padrões cerebrais em áreas-chave do cérebro coincidiram em ambos cérebros. Quanto mais profundo for o relacionamento das pessoas e os animais, o acoplamento neural será maior.