Na noite desta última quarta-feira (28/08), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, assinou uma nova determinação onde exige que o X (antigo Twitter) escolha um novo representante no Brasil.
Nas últimas semanas, a plataforma do bilionário Elon Musk anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil, após brigas diretas com o STF e o primeiro-ministro. Na época, Musk alegou que Alexandre teria ameaçado a equipe da empresa “em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”.
Agora, como resposta, Moraes exige que Musk nomeie um representante legal para o Twitter no Brasil. Caso a ordem não seja cumprida, a plataforma poderá ser bloqueada em território nacional.
A decisão foi divulgada às 20h da última quarta-feira, através de um tweet. O perfil oficial do STF respondeu a publicação da Global Government Affairs, que anunciava o fechamento do escritório brasileiro.
Em resposta, o Supremo Tribunal Federal enviou uma imagem do mandato, exigindo que o CEO indique “o nome e qualificação do novo representante legal da X Brasil em território nacional, devidamente comprovados junto a JUCESP [Junta Comercial do Estado de São Paulo], sob pena de imediata suspensão das atividades da rede social ‘X’”.
Recomendados para você
O mandato informava ainda, um prazo de 24 horas para que a medida fosse realizada, antes do bloqueio do X. Portanto, o prazo final para que Musk realize a ordem é às 20h desta quinta-feira.
A movimentação foi reagida por Elon, que publicou uma imagem gerada por IA (Inteligência Artificial) de Moraes, nela o empresário compara o ministro a grandes vilões de Hollywood: “Grok [IA do Twitter], crie uma imagem como se Voldemort [Harry Potter] e um Lorde Sith [Star Wars] tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil”.
Em uma segunda publicação, Musk publicou uma nova imagem de Alexandre gerada por IA, onde o mostrava preso atrás das grades. Elon escreveu: “Um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras”. Ainda não se sabe se o mandato será obedecido.