Saúde confirma entrada de imigrante com mpox no Aeroporto de Guarulhos

Passageiro está em isolamento e foi avaliado por profissionais da saúde após apresentar sintomas

Com o crescimento preocupante da mpox, ou varíola dos macacos, ao redor do mundo, o Ministério da Saúde optou por desenvolver um comitê de especialistas que têm como função avaliar a situação da doença no Brasil.

No último domingo (25/08), a equipe a frente do comitê foi informada sobre um possível caso de mpox, envolvendo a entrada de um passageiro que teria desembarcado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O imigrante, que não teve o nome revelado, foi atendido no posto médico do próprio aeroporto e, em seguida, foi encaminhado para uma unidade de pronto atendimento (UPA) do município de Guarulhos, onde realizou exames.

De acordo com o Ministério da Saúde, o passageiro se encontrava “em bom estado” e permaneceu isolado em um hotel da região, até que os resultados dos exames fossem liberados, na última segunda-feira (26/08).

Imagem teste_mpox

Recomendados para você


Instituto Emílio Ribas confirma varicela

Em contato com a TV Globo, o Instituto Emílio Ribas, que está acompanhando o caso, confirmou o caso de varicela no paciente. Foi constatado, ainda, que o rapaz chegou ao Brasil no dia 14 de agosto e estava na área restrita para pessoas que esperam por refúgio no país.

Em nota, a Secretaria da Saúde do estado de SP informou que o passageiro não era de áreas endêmicas de mpox e reforçou que o atendimento a casos da doença já é realizado pelo Instituto Emílio Ribas desde 2022. Entenda se doença pode se tornar nova pandemia.

Confira o comunicado do instituto: “O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (CIEVS-SP) foi imediatamente notificado e o caso foi encaminhado para isolamento e realização de exames no serviço de saúde do município de Guarulhos. Posteriormente, o paciente foi transferido para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista”.


Comunidade

Leia mais