Nesta última semana, internautas foram surpreendidos com a notícia de que o X (antigo Twitter), estaria encerrando suas operações no Brasil. O motivo, de acordo com Elon Musk, dono da plataforma, seria devido a uma recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A tensão entre a plataforma e o STF se intensificou após Musk assumir o controle da empresa. No passado, o ministro teria determinado que o X bloqueasse perfis investigados por práticas de crime, o que não foi cumprido, ao interpretar o pedido como censura. Desde então, travou-se uma batalha entre ambas as partes.
De acordo com Musk, o funcionamento da rede social no país tornou-se inviável e, devido a isso, optou por realizar o fechamento do escritório do X em terras brasileiras.
Em seu comunicado, publicado no perfil oficial do X, a empresa comentou a decisão: “Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”.
Recomendados para você
Além disso, a decisão também acarretou na demissão de toda a equipe que respondia pela empresa no Brasil e ocasionou uma preocupação nos usuários brasileiros da plataforma.
Até seu fechamento, o X contava com cerca de 40 colaboradores no Brasil. Antigamente, o número chegava a 100 funcionários, mas obteve uma drástica queda após a demissão em massa que ocorreu em 2022, após Elon comprar a rede social.
O portal ICL Notícias, chegou a relatar, ainda, como a notícia teria chegado a equipe brasileira, após conversar com um funcionário da rede, que preferiu não se identificar. Segundo o mesmo, a notícia foi dada através de uma reunião virtual emergencial.
O anúncio teria sido feito pela CEO da empresa, Linda Yaccarino, na manhã do último sábado (17/08). Pelo momento inesperado, muitos dos funcionários sequer chegaram a ver o convite para a reunião.
Como ficará o Twitter após o fechamento no Brasil?
Com a decisão de encerramento em terras locais, brasileiros que usam o X demonstraram preocupação em um possível encerramento do site no país. Contudo, até o momento, a decisão não interfere no funcionamento da plataforma no Brasil.
A empresa garantiu que seu funcionamento continuará a todo vapor, seja para quem acessa o X pelo site, ou por seus aplicativos, que continuarão podendo ser baixados nas lojas como Play Store.
Especialistas ouvidos pelo portal Olhar Digital afirmam que, agora, poderá haver uma diminuição na moderação da rede social no Brasil. Isso era algo que Elon já vinha indicando há algum tempo.
Isso significa que algumas áreas como moderação de conteúdos, comunicação com imprensa e governo e atendimento ao usuário poderão sofrer algumas mudanças, sendo diretamente afetadas.