Cadastrar

Conheça os 10 maiores medalhistas em Jogos Olímpicos na história

Durante competição, atletas se tornaram verdadeiros símbolos em esportes que competiam

Durante as Olimpíadas de Paris 2024, atletas de todo o mundo vem alçando marcos importantes e inesquecíveis, se tornando grandes nomes da história. A ginasta Simone Biles, por exemplo, alcançou o grande feito de conquistar 11 medalhas ao longo de sua carreira, se tornando uma das principais atletas norte-americanas. 

No Brasil, a também ginasta Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista, entre homens e mulheres do país, garantindo 6 medalhas em seu peito e se tornando a maior competidora do Brasil atual.

Durante a história dos Jogos Olímpicos, alguns atletas superaram barreiras inimagináveis e se tornaram verdadeiros fenômenos de seus respectivos esportes, se tornando, assim, grandes medalhistas mundiais. Confira, a seguir, os 10 atletas com mais medalhas na história do evento. 

1. Michael Phelps (EUA) – Natação

Imagem phelps
Phelps posa ao lado de suas medalhas conquistadas. Imagem: Internet.

Recomendados para você


Com 28 medalhas, sendo 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, Michael Phelps é o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos. Sua estreia foi nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, mas foi em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 que ele se consolidou como uma verdadeira lenda do esporte.

2. Larisa Latynina (URSS) – Ginástica Artística

Larisa Latynina é a mulher mais premiada da história das Olimpíadas, e garantiu 18 medalhas ao longo de sua carreira, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze. Ela competiu entre 1956 e 1964, quando a União Soviética dominava o cenário da ginástica mundial.

3. Nikolai Andrianov (URSS) – Ginástica Artística

Imagem nikolai_andrianov
Nikolai Andrianov foi um dos grandes nomes da União Soviética. Imagem: Internet.

Também da União Soviética, Andrianov conquistou 15 medalhas olímpicas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, entre 1972 e 1980. Ele é considerado um dos maiores ginastas de todos os tempos, conhecido principalmente por sua versatilidade em diversas modalidades.

4. Paavo Nurmi (Finlândia) – Atletismo

Imagem paavo_nurmi
Paavo Nurmi também era conhecido como Finlandês Voador. Imagem: Internet.

Conhecido como "O Finlandês Voador", Nurmi é uma lenda do atletismo com 12 medalhas olímpicas, sendo 9 de ouro e 3 de prata, conquistadas entre 1920 e 1928. Suas proezas nas corridas de meio-fundo e fundo o tornaram um dos maiores atletas do século XX.

5. Takashi Ono (Japão) – Ginástica Artística

Imagem takashi_ono
Takashi Ono foi um dos principais nomes da ginástica japonesa. Imagem: Internet.

Um verdadeiro fenômeno, Ono é o ginasta japonês mais bem-sucedido da história, com 13 medalhas, sendo elas 5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze, entre 1952 e 1964. Ele foi o principal responsável por estabelecer o Japão como uma potência na ginástica mundial.

6. Boris Shakhlin (URSS) – Ginástica Artística

Outro gigante da ginástica soviética, Shakhlin conquistou 13 medalhas olímpicas em sua carreira, sendo 7 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze, entre 1956 e 1964. Ele é lembrado por sua consistência e habilidade em dominar inúmeros aparelhos.

7. Edoardo Mangiarotti (Itália) – Esgrima

Imagem edoardo_mangiarotti
Edoardo foi responsável por transformar Itália em potência na esgrima. Imagem: Internet.

O italiano Mangiarotti é o esgrimista mais premiado na história olímpica, com 13 medalhas em sua estante, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, estas conquistadas entre 1936 e 1960. Sua carreira é um testamento à tradição italiana na esgrima.

8. Birgit Fischer (Alemanha) – Canoagem

Birgit Fischer é a atleta mais jovem e mais velha a ganhar uma medalha de ouro na canoagem, acumulando 12 no total, sendo 8 de ouro e 4 de prata, entre 1980 e 2004. Seu primeiro ouro foi com apenas 18 anos, a tradição seguiu até os seus 42 anos, onde conquistou o outro e a prata em Atenas 2004.

9. Jenny Thompson (EUA) – Natação

Thompson é uma das nadadoras mais bem-sucedidas da história, com 12 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, conquistadas entre 1992 e 2004. Ela foi um pilar da equipe de natação dos EUA, especialmente nas provas de revezamento.

10. Sawao Kato (Japão) – Ginástica Artística

Kato conquistou 12 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, entre 1968 e 1976, sendo um dos ginastas mais decorados da história. Ele foi uma peça fundamental para o domínio japonês na ginástica durante essa época.

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais